Reitora recebe visita de acadêmicos participantes do congresso da UNE

Atualizada em 5.7.2017 às 10h16

Uma comitiva integrada por cinco acadêmicos da FURG que participaram do 55º Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (Conune) esteve visitando a reitora Cleuza Maria Sobral Dias, na manhã desta terça-feira (4), acompanhados da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério. Eles relataram sobre a participação no Conune e sobre a eleição da nova diretoria da UNE, que foi, conforme o relato, acompanhada de grandes debates sobre as questões ligadas à educação brasileira e à situação financeira das universidades.

Os delegados da FURG foram escolhidos antecipadamente, para participar do evento. Além do relato à reitora, os acadêmicos também solicitaram apoio institucional para participarem do 5º Congresso da UEE Livre (União Estadual dos Estudantes), que acontece nos dias 8 e 9 de julho, na Ulbra, em Canoas/RS. O grupo lembra que não recebe qualquer auxílio do Ministério da Educação para manter a necessária participação da representação estudantil.

Para a reitora Cleuza Dias, é imprescindível o retorno dado pelos estudantes a respeito dos debates e eleição da diretoria da UNE, pois todos passam por momentos de grandes dificuldades e é importante a unidade em favor da educação pública e de qualidade. “Temos papéis diferentes, vocês como estudantes e nós como gestores”, disse a reitora, “mas todos estamos comprometidos com a defesa da universidade pública”. Também ressaltou que a Reitoria está sempre aberta, inclusive às críticas, especialmente acompanhadas de contribuições.

Cleuza Dias também explicou alguns dados sobre a situação financeira das Universidades, que têm contingenciados, por determinação do governo federal, 15% dos valores de custeio e 40% dos recursos de capital. Foram reduzidos os serviços terceirizados e mantidos os recursos para a assistência estudantil. A reitora lamentou não ser possível a ampliação de moradia estudantil, mas foi possível manter o atendimento aos estudantes cadastrados.

Participaram da reunião os acadêmicos Joice Eslabão (História Licenciatura), Gabrielle Lopes (Pedagogia), Kaiane Rosa (Engenharia de Automação), Guilherme Santos (Administração) e Murilo Barcelos (História Licenciatura). Murilo Barcelos destacou que, apesar dos problemas financeiros, eventos importantes como o 19º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, continuam a ser realizados por acadêmicos e servidores. Para a reitora, reduzir as verbas para as universidades é também uma estratégia para reduzir os espaços de debate. Por isto, é importante que eventos como esse sejam realizados. Para o grupo de estudantes, a gestão da Universidade está sendo parceira do movimento estudantil, pois se houver divisão na defesa da instituição, a situação tende a se agravar.

 

Assunto: Arquivo