IO/FURG divulga previsão climática para o inverno 2017

O Instituto de Oceanografia da FURG, por meio da meteorologista Eliana Veleda Klering, divulga a previsão do tempo para a estação que iniciou, no Hemisfério Sul, nesta quarta-feira (21), às 01h24, com término em 22 de setembro às 17h02. Estão previstas temperaturas dentro da média histórica do município, com chuva um pouco acima da média.

Segue a previsão, na íntegra: “Essa estação caracteriza-se pelas frequentes entradas de massas de ar frio, oriundas do sul da América do Sul, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente no centro-sul do País. No Rio Grande do Sul observa-se, também, o aumento da probabilidade de ocorrência de geadas.

Segundo as normais (médias) climatológicas (1961-1990) do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o Rio Grande do Sul, espera-se que as temperaturas médias variem, no inverno, entre 13,2ºC e 15,8°C. Para Rio Grande espera-se que as temperaturas mínimas apresentem valores em torno de 10,7°C em julho, 11,4°C em agosto e 12,8°C em setembro. No que se refere às temperaturas máximas, os valores médios são de 16,2°C em julho, 17,0°C em agosto e 18,4°C em setembro. Nessa estação chove no Estado, em média, 440,mm. Em Rio Grande, a precipitação pluvial esperada no inverno fica bem próxima à média do Estado sendo de, aproximadamente, 444,3mm.

Os prognósticos recentes com relação à temperatura da superfície do mar (TSM) no oceano Pacífico Equatorial apontam para a tendência de permanência da situação de normalidade, quanto à ocorrência de El Niño / La Niña. Entretanto, estes mesmos prognósticos seguem indicando tendência de aquecimento do oceano Atlântico Sul. Estas condições aliadas ao aumento de passagem de sistemas frontais devem favorecer a ocorrência de precipitações acima da média climatológica em grande parte da região sul do Brasil, com exceção do norte do Paraná e das regiões da fronteira oeste, centro e parte do leste do Rio Grande do Sul (Figura 1). Para Rio Grande, esperam-se precipitações ligeiramente superiores à média climatológica, sendo o acréscimo esperado entre 10mm e 50mm. Quanto às temperaturas, estas devem ficar próximas à normal climatológica em grande parte do Estado, assim como em Rio Grande e região (Figura 2)”.

 

Galeria

Figura 1. Previsão de anomalias de precipitação para o trimestre Julho, Agosto e Setembro de 2017. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Figura 1. Previsão de anomalias de precipitação para o trimestre Julho, Agosto e Setembro de 2017. Fonte: Modelo estatístico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Assunto: Arquivo