Meteorologia da FURG divulga previsão climática para junho/2017

A meteorologista da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Eliana Veleda Klering, informa a previsão meteorológica para o mês de junho de 2017. Deve haver, de acordo com modelos climáticos, chuva entre 50 e 85mm acima da média para o município de Rio Grande e toda parte leste e sul do Rio Grande do Sul.

Segundo a climatologia de precipitação acumulada do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET 1961-90), o mês de junho no Estado Rio Grande do Sul apresenta totais pluviométricos (médias) que oscilam entre 70,2 e 180,2mm. Para o município de Rio Grande, o total climatológico é de 174,9mm. No que diz respeito às temperaturas, a média das mínimas oscila entre 9,0°C e 11,5°C e as máximas entre 18,7°C e 21,7°C na maior parte do Estado. Em Rio Grande, 10,7°C de mínima e 16,2 °C de máxima.

A condição de neutralidade da Temperatura da Superfície do Mar (TSM) mantém-se no oceano Pacífico Equatorial Central. Entretanto, algumas áreas apresentam anomalias positivas (acima da média). Essas anomalias, em conjunto com o aumento da TSM no Atlântico Sul, indicam uma condição de maior umidade. Este cenário, associado ao aumento de passagens de frentes frias sobre o Rio Grande do Sul, poderá provocar o aumento de precipitações intensas (chuva) principalmente sobre o leste e sul do Estado.    

Neste contexto, explica a meteorologista do Instituto de Oceanografia (IO) grande parte dos modelos climáticos apontam para um cenário de precipitação pluvial acima da normalidade em grande parte do território do Rio Grande do Sul. No que se refere à temperatura, espera-se que estas ficam próximas da normal climatológica (média) em praticamente todo o Estado. Pelas projeções do modelo estatístico do CPPMet/UFPel, para Rio Grande são esperadas anomalias positivas de precipitação (chuva acima da média) entre 50 e 85mm (Figura 1a) e temperaturas próximas às médias históricas (Figuras 1b e 1c).

Figura 1. (a) Anomalia de precipitação (mm/mês), (b) anomalia de temperatura mínima e (c) anomalia de temperatura máxima, previstas para o mês de junho de 2017, fornecidas pelo modelo estatístico do CPPMet/UFPel

Arquivos

Figuras

 

Assunto: Arquivo