Em defesa da democracia

A grave crise política institucional, que atinge o centro do poder da nação, ameaça as garantias fundamentais e o estado democrático de direito, produzindo reflexos negativos, sobretudo, quando gera instabilidade social e retira direitos e conquistas sociais construídos durante décadas. 

É fundamental mencionar que o reconhecimento desses direitos fundamentais foi estabelecido pelas lutas sociais em defesa das prerrogativas de indivíduos e de toda a sociedade brasileira, que sempre ansiou por equidade e justiça social.

Em uma democracia representativa, exige-se dos governantes, em todos os níveis e dimensões, um exercício ético, transparente e público em prol do bem comum, propugnando por mecanismos de mitigação das desigualdades e iniquidades.

Como propõe nossa carta constitucional, a soberania é popular, e cabe aos cidadãos brasileiros zelar pela defesa intransigente das bases democráticas que sustentam a república, decidindo livre e conscientemente os rumos da nação.

Impõe-se ressignificar nosso fazer democrático a partir de práticas cotidianas e discursivas que privilegiem o compromisso coletivo, em uma sociedade mais humana e solidaria. Eis alguns dos desafios de uma universidade verdadeiramente democrática, plural, pública, gratuita e de qualidade social.

Neste contexto, a Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), preocupada com os atuais acontecimentos, vem a público manifestar-se pela garantia do estado democrático de direito e reafirma seu papel de Universidade Pública, como um espaço de reflexão e debate na busca solidária de alternativas democráticas para o país. 

 

Assunto: Arquivo