FURG promove atividades de combate a LGBTfobia

Na manhã de quarta-feira, em alusão ao Dia Internacional contra a Homofobia e Transfobia – celebrado em 17 de maio, o Centro de Convivência (CC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi o cenário de uma intervenção para tratar do assunto. A ação foi desenvolvida pelo Nós do Sul – Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas, do Instituto de Educação (IE).

Durante a intervenção, os participantes do grupo realizaram uma encenação e apresentaram um curta, com casos reais, de situações e problemas que a população LGBT enfrenta. Segundo o coordenador do Laboratório, Marcio Caetano, “nenhum outro país mata tanto lésbicas, gays, travestis, bissexuais e transexuais como o Brasil".

Integrantes do Nós do Sul e acadêmico do curso de Letras – Inglês, Vinicius Monteiro comentou a relevância de ações deste nível. “Por ser o Dia Internacional contra a LGBTfobia, é um passo muito grande estarmos dentro de uma universidade federal, onde encontramos pessoas de todos os gêneros, de todas as classes sociais e todos os nichos da sociedade, para falar sobre este assunto”.

Também dentro da campanha, estão espalhadas pelo campus Carreiros as caixas “Não Fique Calado”. O objetivo é que sejam denunciados casos de violência dentro da Universidade, seja por sexismo ou pela LGBTfobia que, de acordo com Marcio, “cruzados com outro marcadores como racial e pobreza, essa situação se intensifica”. As caixas serão itinerantes e percorrerão os campi da FURG.

 

Assunto: Arquivo