Marcha das Mulheres integrou 3º Seminário em São Lourenço do Sul

Foi encerrado no último sábado a 3ª edição do Seminário das Mulheres - do Campo, das Águas, Florestas e Cidades, que teve público de cerca de 300 participantes, nos três dias do evento. Organizado pelo Coletivo Feminista Dandaras, da Universidade Federal do Rio Grande, o evento teve coordenação da professora Graziela Rinaldi da Rosa (Instituto de Educação) e da pedagoga Ana Paula Grellert, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Em meio à programação, foi realizada no sábado a Marcha das Mulheres, seguindo o movimento mundial de mesmo nome. Em São Lourenço, a Marcha teve a participação de mulheres representantes de 10 povos tradicionais (como mulheres da cadeia produtiva da pesca, agricultoras, indígenas, pomeranas, quilombolas, ribeirinhas, benzedeiras, mulheres de povos de terreiros, ciganas, pecuaristas) e também estudantes, artesãs, profissionais de diversas áreas, drag, trans, mulheres da política, entre outras. Ao final, foi redigida a Carta de São Lourenço.

Na programação do seminário, foram realizados painéis, batucada feminista, oficinas, apresentações de trabalhos em seis grupos, palestras, performance, peça de teatro, rodas de conversas, feira da agroindústria e economia solidária local e da região. Teve também almoço para as mulheres do campo, indígenas e assentadas durante dois dias do evento, distribuição de brindes, Ciranda das Crianças, venda de livros sobre feminismo e questões de gênero, lançamento de livros, café cultural, mostra fotográfica, atendimento com serviços gratuitos (cortes de cabelos, penteados, manicure, medição de pressão, teste de visão).

O seminário teve ainda apresentação do Coral da FURG e a exposição "Nem tão Doce Lar", organizada pelo Coletivo Feminista Dandaras/FURG em parceria com a Delegacia de Polícia Civil e Fundação Luterana de Diaconia.

Arquivos

Carta da Marcha das Mulheres-SLS

 

Assunto: Arquivo