UTI Pediátrica do HU-FURG inicia atendimento à população

Assessoria de Comunicação do HU-FURG/EBSERH

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que iniciou, nessa terça-feira, 2, os atendimentos da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica).

Nesta sexta-feira, 5, no andar térreo do Prédio Anexo do HU-FURG, será realizada uma entrevista coletiva para divulgar informações da nova Unidade.

Participarão da entrevista:

Reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias

Pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Martins Filho

Superintendente do HU-FURG/Ebserh Helena Vaghetti

Médica Pediatra e responsável técnica pela UTI Pediátrica Milene Pinto Costa

Enfermeiro líder da Unidade Heitor Silva Biondi

Enfermeira líder da Unidade Maristela Terra Brandão

Também estarão presentes:

Amigas do HU

Gerente de Atenção a Saúde (GAS) Rodrigo Terlan

Gerente Administrativo (GAD) Guilherme Lerch Lunardi

Gerente de Ensino e Pesquisa (GEP) Susi Heliene Lauz Medeiros

Pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Lúcia Anello

Pró-reitor de Extensão e Cultura Daniel Prado

 

Fotos da UTI Pediátrica, onde já estão internados pacientes, serão encaminhadas via e-mail. Quem se interessar fazer a solicitação para imprensa.furg@gmail.com

Histórico

O projeto de instalação da UTI Pediátrica no HUFURG iniciou com a campanha lançada pelas Amigas do HU, em 2004. Posteriormente, houve a apresentação da proposta na Consulta Popular do Orçamento Participativo de 2005, sendo aprovado como prioridade por se tratar de uma necessidade da população local. Desde a época, diversas entidades uniram forças e se mobilizaram a fim de juntar os recursos financeiros necessários para a adequação do espaço às demandas da UTI Pediátrica. 

Em 2010, o HU passou a integrar o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (ReHUF), destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais e integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos termos do art.4º da Lei nº 8,080, de 19 de setembro de 1990. Diversas obras foram desenvolvidas, como a conclusão da UTI Pediátrica, em 2011.

Com a infraestrutura física da UTI Pediátrica pronta, começaram as tratativas para viabilizar a abertura da unidade. Na busca por recursos humanos, foram realizadas diversas ações, dentre elas, a Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg) lançou três editais de concurso público para suprir o quadro de profissionais especializados, sendo que em 2012 e 2013 não houve inscrições e em 2014, não houve aprovados. No mesmo período, foram realizadas outras tratativas com a FURG e Secretaria de Município de Saúde (SMS) para contratação e cedência de profissionais, que não completaram o quadro necessário de profissionais.

Em 2013, com a mobilização popular e de entidades, foram contratados técnicos de enfermagem e enfermeiros. Entretanto, o início não foi possível pela falta de médicos especialistas. Com a impossibilidade de ativação da Unidade, os trabalhadores foram distribuídos em unidades onde havia insuficiência destes profissionais.

Em 2015, com a adesão à Ebserh e a consequente realização de concurso público e nomeações, foi possível ter um quadro de profissionais adequado ao que pede a legislação para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

 

 

Assunto: Arquivo