Parceria entre FURG e Corsan busca solução para remoção de elementos químicos de água subterrânea 

Buscando soluções para viabilizar a utilização de poços de abastecimento que não podem ser utilizados, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) estabeleceu uma parceria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para desenvolvimento do projeto “Desenvolvimento de sistema de tratamento para remoção de Arsênio, Selênio e Vanádio de água subterrânea empregando fotocatálise heterogênea”. O objetivo do projeto é desenvolver uma alternativa técnica para tratamento da água.

Uma equipe formada por professores dos campi Santo Antônio da Patrulha e Rio Grande será responsável por desenvolver um processo químico de tratamento e um sistema piloto para ser acoplado aos poços de abastecimento. Com financiamento por parte da Corsan e duração de três anos, serão estudados os métodos analíticos para determinação das formas e concentrações nas quais os elementos químicos se encontram na água, estudos de laboratório e em escala piloto do processo de tratamento por fotocatálise heterogênea e absorção destes elementos ou compostos destes elementos da água subterrânea de poços de abastecimento.

No campus Carreiros, a professora Daiane Dias desenvolverá métodos analíticos rápidos e com menor custo que os métodos tradicionais, que possibilitarão a especiação e quantificação de Selênio, Arsênio e Vanádio na água subterrânea e também durante as etapas experimentais. No campus Santo Antônio da Patrulha serão realizadas as etapas de experimentos em laboratórios e escala piloto, reunindo os professores Manoel Martins, Cristina Benincá e Juliana Espindola.

A viabilização do Termo de Cooperação Técnica, que permitiu o início da execução deste projeto, contou com o trabalho de engenheiros da Corsan e do então pró-reitor de Pesquisa, Ednei Primel, que estabeleceram os procedimentos e condições para a identificação das equipes de professores capazes de atender as demandas de pesquisa da Corsan.

Como resultado, além da solução tecnológica para viabilizar a utilização dos poços, espera-se desenvolver métodos analíticos rápidos e baratos para determinação das formas e concentrações de Selênio, Arsênio e Vanádio na água subterrânea. As etapas de experimentos laboratoriais e em escala piloto permitirão complementar a formação de estudantes dos cursos de Engenharia e de Ciências Exatas da FURG em Santo Antônio da Patrulha, com experiências práticas na operação de sistemas de tratamento de água e na busca de soluções tecnológicas e de engenharia para a realização da pesquisa. Sendo este projeto uma atividade de pesquisa para os professores envolvidos, a conclusão do projeto viabilizará a transferência do conhecimento e da tecnologia para a Corsan, através de treinamentos, workshops e palestras, assim como a publicação de artigos científicos.

 

Assunto: Arquivo