Inscrições abertas para Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro

Evento reunirá representantes dos 17 estados costeiros, além de pesquisadores e técnicos da área

Após sete anos, o Encontro Nacional do Gerenciamento Costeiro volta a acontecer e a sede é a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande do Sul, entre os dias 21 e 23 de junho. O 10º Encogerco traz características diferentes para o evento, que está sendo organizado em parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a FURG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC) do Instituto de Oceanografia (IO).

O site foi lançado na quinta-feira, 7,  e as inscrições já estão abertas. Entre os painéis que serão apresentados estão: As Adaptações às Mudanças Climáticas na Zona Costeira; A Percepção do Gerenciamento Costeiro pela Sociedade; Planejamento Espacial Costeiro e Marinho e A Integração Zona Costeira e Bacias Hidrográficas.

 

A Zona Costeira

O Brasil, nos seus mais de 8.500 km de costa concentrada em 17 estados, se caracteriza como um país rico em biodiversidade marinha. Uma extensão tão grande também resulta em que grande parte da população viva nesses locais. São 39 milhões de pessoas que interagem diretamente com o ambiente marinho e que se relacionam com ele de diversas formas, seja através das atividades econômica e turística, ou de vivência cotidiana. A zona costeira brasileira é considerada Patrimônio Nacional e compreende 514 mil km2 de área.   

O Encogerco

Entre os anos 1991 e 1997, foram realizados pelo Ministério do Meio Ambiente cinco encontros com objetivo de promover a difusão de informações e a articulação entre União, Estados e Municípios com limites marinhos, e as entidades da sociedade civil, incluindo ONGs, universidades e seus pesquisadores, professores e alunos, além de importantes setores da iniciativa privada. Os Encogercos realizados no período serviram de fórum para construção de ações de gerenciamento costeiro no território nacional.

Na década de 2000, foram organizados outros quatro encontros, nos anos 2002 (Santos-SP), 2004 (Salvador-BA), 2006 (Florianópolis-SC) e 2009 (Rio de Janeiro-RJ), todos organizados e executados pela sociedade civil, mais especificamente sob o comando da Oscip Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro. Nesse contexto, o Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), por meio do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro (PPGC) do Instituto de Oceanografia (IO), se propõem a retomar a série de Encogercos, resgatando o forte viés de avaliação do processo de gerenciamento costeiro integrado no Brasil. O evento 2017 tem origem nas discussões durante o 2º Congresso Ibero Americano de Gestões Integradas de Áreas Litorais – Gial, realizado em Florianópolis em 2016 e organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Red Iberoamericana de Manejo Costero Integrado (RED Ibermar).

 

Assunto: Arquivo