Acadêmicos da EQA realizam experimentos em acelerador de partículas brasileiro

Na última semana, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Química Ambiental e Tecnológica (PPGQTA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Suélen Altenhofen e Willian Pereira, realizaram experimentos no acelerador de partículas brasileiro do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, localizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas-SP. Os experimentos fazem parte de seus projetos de mestrado no Programa e são orientados pelos professores Felipe Kessler e Juliano Vicenti.

A proposta, que recebeu quatro dias de acesso ao acelerador de elétrons, objetivou estudar a degradação de novos materiais desenvolvidos pelos estudantes, frente a fótons de ultravioleta extremo e raios-X. Os resultados obtidos irão contribuir no futuro para o desenvolvimento de processos para fabricação de componentes eletrônicos mais eficientes e rápidos.

Os estudantes e orientadores fazem parte do Grupo de Pesquisa em Fotoquímica e Química de Materiais (FQMAT). Os docentes salientam que esta é a primeira participação de seus estudantes em viagem de experimentação, que o grupo trabalha continuamente em projetos que envolvem o uso das instalações do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron e que esta participação tem grande importância na formação dos estudantes, contribuindo para seu futuro profissional.

O tempo de pesquisa no acelerador é disputado por universidades e instituições de toda América Latina. A participação de estudantes do PPGQTA também reforça a presença da FURG no CNPEM, uma das instituições brasileiras de grande renome e destaque internacional.

 

Galeria

Assunto: Arquivo