Projeto da Medicina FURG é premiado internacionalmente 

O projeto LES - Liga de Educação em Saúde (Health Education League), submetido pela acadêmica do curso de Medicina da FURG Mayara Floss, vai receber o prêmio Student Project For Health na Conferência de Responsabilidade Social que será realizada em abril deste ano, em Hammamet, na Tunísia.

Esse trabalho foi um dos selecionados num concurso promovido pela The Network: Towards Unity for Health - TUFH (A Rede: Em busca da Unidade na Saúde, em tradução livre) e pela Foundation for Advancement of International Medical Education and Research - Faimer (Fundação para o Avanço da Educação Médica e Pesquisa, em tradução livre).

Os vencedores irão assistir à conferência e apresentar os projetos desenvolvidos por eles. Em seu terceiro ano, o prêmio reconhece projetos que promovem e contribuem com êxito para a saúde e bem-estar da comunidade, e a seleção foi aberta a todos os estudantes de graduação e pós-graduação. Dos 14 trabalhos selecionados de todo o mundo, a LES foi o único projeto brasileiro e da América Latina.

Para o coordenador do projeto, professor Tarso Teixeira, esse prêmio representa o reconhecimento da comunidade acadêmica internacional, de um trabalho que mostra o interesse do estudante de Medicina pelo conhecimento das pessoas acima de tudo, e em uma temática ainda muito negligenciada nas escolas médicas. Esta liga é inédita no Brasil e no mundo. Em cursos de Medicina, este tema ainda é muito periférico na grade curricular, “mas aqui conseguimos demonstrar que isto não se deve à falta de interesse dos estudantes”, disse o coordenador. Não há recurso financeiro associado ao prêmio. “O médico é um educador acima de tudo”, diz Teixeira. “E como tal, tem que desenvolver habilidades como empatia, compaixão, uso correto do poder, autoconhecimento e exercer o compartilhamento dos saberes em um processo de ensinagem: ensina e aprende com as pessoas ao mesmo tempo. Estas habilidades são fundamentais nesta Liga”.

Segundo Mayara Floss, esse não é um prêmio somente para uma acadêmica, mas “para a comunidade, para cada aluno que constrói a LES, para os professores apoiadores, para cada pessoa envolvida. Esperamos poder seguir acolhendo e trabalhando com empoderamento e educação popular”.

Confira o site http://www.faimer.org/news/category/network-tufh/  para mais informações.

Site da LES: www.lesfurg.blogspot.com

Conferência mundial – Pelo mesmo projeto LES, Mayara Floss foi convidada para ser a primeira acadêmica da história das Conferências Mundiais de Medicina de Família e Comunidade Rural (Wonca Rural) a ser convidada para atuar como Key-note Speaker (oradora principal). O evento acontece de 29 de abril a 2 de maio, em Cairns, Austrália. O coordenador do curso de Medicina explica que o mundo tem reconhecido a importância de mais e maiores estudos nesta área de atuação e, portanto, o ensino médico tem que aumentar sua área de interesse na educação em saúde.

https://acrrm.eventsair.com/QuickEventWebsitePortal/ruralwonca2017/home/Speaker

SOBRE A LES:

A Liga de Educação em Saúde - LES atua em atividades de educação em saúde na comunidade, ensinando e aprendendo sobre saúde com os grupos de pessoas, trocando saberes e experiências, aumentando desta forma o empoderamento das pessoas sobre o cuidado com a saúde. Também atua em reflexões teóricas em textos combinados previamente sobre educação e comunicação em saúde, além de competência intercultural.

A LES tem realizado atividades na comunidade da Barra, Asylo dos Pobres e na Escola Viva. Em todos estes lugares, os extensionistas da LES deixaram sua marca, desde auxiliar na auto-estima dos idosos até a formação de um conselho de saúde ou mesmo na discussão sobre quando as pessoas devem procurar o médico, além de reflexões sobre o sistema de saúde.

 

Assunto: Arquivo