Cidec-Sul lotado para pedir a manutenção do polo naval

Mais de 1.300 pessoas lotaram o auditório principal do Centro Integrado de Desenvolvimento dos Ecossistemas Costeiros e Oceânicos (Cidec-Sul), campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na tarde dessa segunda, 13. O motivo foi a audiência pública promovida pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Estado, a partir de solicitação da Prefeitura do Rio Grande. Antes da audiência, centenas de trabalhadores fizeram uma vigília diante das empresas do polo naval e seguiram em carreata até o Cidec-Sul.

A reitora Cleuza Maria Sobral Dias participou da mesa de abertura, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa deputado Edegar Pretto; do presidente da Comissão, deputado Adilson Troca; do representante do governo do Estado Ayres Apolinário; do representante da Câmara Federal deputado Henrique Fontana; do prefeito de Rio Grande Alexandre Lindenmeyer; da prefeita de São José do Norte Fabiany Zogbi Roig; do presidente do Legislativo rio-grandino vereador Charles Saraiva; do presidente da Câmara de Comércio de Rio Grande Torquato Pontes Neto; do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Benito Gonçalves e de deputados da Comissão de Economia.

Após as falas de abertura, onde todos ressaltaram a importância da luta pela manutenção do polo naval de Rio Grande e São José do Norte, foram abertas manifestações também de representantes que se encontram na plateia. Essas manifestações estendem-se por toda a tarde. A audiência pública é transmitida ao vivo pelas emissoras públicas da FURG (FURG TV), Assembleia Legislativa do Estado (TVAL) e Câmara Municipal (TVCâmara), além da emissora de rádio Cassino AM.

Em sua fala, a reitora lembrou a organização de toda a comunidade para receber e manter o polo naval. E que a Universidade também se organizou no ensino, na pesquisa e na extensão, para atender as demandas que surgiram. “Saibam todos e todas que a FURG também abraça essa causa, na luta pelo nosso polo naval”, ressaltou.

 

Assunto: Arquivo