Gese/FURG inicia comemorações dos 15 anos no Dia da Mulher

Atualizada em 09/03/2017

O Grupo de Estudos Sexualidade e Escola (Gese), aproveitou o Dia Internacional da Mulher para abrir as comemorações dos 15 anos de atividades, que se estenderão por todo 2017. O evento que também celebrou o 8 de março, aconteceu no salão nobre da Prefeitura Municipal, com abertura pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias, juntamente com a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres Maria de Lourdes Lose, a diretora do Instituto de Educação (IE/FURG) Maria Renata Alonso e a coordenadora do Gese, Paula Regina Ribeiro.

Leia mais: Gese conta com programação especial para o 15º aniversário

A cantora e atriz Luciana Lima apresentou a esquete musical “Eu Mesma”, interpretando as músicas “Olá”, “Como Nossos Pais” e “Maria Maria”. Houve apresentação do projeto Não queremos perder mais nenhum@, dos estudantes da Escola Municipal João de Oliveira Martins, sob orientação da professora Marisa Pires. Meninos e meninas leram textos próprios, desenvolvidos em sala de aula, abordando a violência de gênero e intolerância de orientação sexual.

A coordenadora do Gese lembrou a história do grupo, que começou para pesquisar e pensar a Educação, discutir a questão de gênero nas escolas. Maria de Lourdes Lose apresentou os números da violência contra a mulher, no município. Em 2015, foram 2112 casos; em 2016, 1900 registros e, em 2017, somente até 7 de março, já são 384 casos. A reitora Cleuza Dias lembrou as conquistas da mulheres ao longo do tempo e as pioneiras que ousaram lutar e até morreram para tornar realidade essas conquistas. “Devemos ocupar o nosso espaço e não aquele que querem que tenhamos”, disse a reitora.

Após lançamento de livros e mesa redonda que debateu a questão da desigualdade de gêneros, intolerância e educação, foi feita uma emocionante homenagem à professora e ex-coordenadora do Gese, Meri Rosane Santos da Silva, falecida aos 55 anos em dezembro de 2016. O servidor da FURG Eduardo Pereira declamou poesia, sendo uma produzida especialmente para ela, que conheceu o poema ainda em vida, e tocou a música Canção da América, de Milton Nascimento.

Premiação

Organizado pelo Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX), em parceria com o Grupo Dignidade e outras organizações, a terceira edição do Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual selecionou iniciativas a serem homenageadas. A Premiação este ano faz parte das comemorações dos 25 anos do Grupo Dignidade, a primeira ONG LGBTI do Paraná. Para tanto, a entrega do Prêmio ocorrerá durante evento especial de comemoração do aniversário do Grupo, a ser realizado na Sociedade Thalia em Curitiba, em 17 de março.

Dentre as 11 iniciativas selecionadas, a publicação “Histórias de Maria: Escola” será uma das premiadas. O livro é de autoria de Paula Regina Ribeiro, Joanalira Magalhães e Juliana Rizza, todas integrantes do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese). O Prêmio Educando para o Respeito à Diversidade Sexual tem por objetivo reconhecer, valorizar e incentivar a promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional no Brasil.

 

Galeria

A cantora e atriz Luciana Lima.

A cantora e atriz Luciana Lima.

Assunto: Arquivo