FURG integrada à Campanha da Fraternidade 2017

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Daniel Prado, participa como palestrante na noite desta quinta-feira, 2, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017. Duas palestras serão realizadas. A primeira,  “Biomas brasileiros: a luta pela preservação de Gaia”, será ministrada pelo professor Daniel e outra, “Os biomas e a defesa da vida”, pelo bispo diocesano dom Ricardo Hoepers. O evento começa às 19h, no Centro Diocesano de Pastoral (rua João Alfredo, 532- 4° andar).

As palestras e programação não se restringem aos católicos, mas a toda a comunidade interessada nos temas. Daniel Prado vai palestrar sobre os seis biomas brasileiros: mata atlântica, cerrado, amazônia, caatinga, pampa, pantanal. Conforme o professor, apresentando uma perspectiva não somente da biodiversidade, mas da sociobiodiversidade, um conceito trabalhado na História Ambiental e na Educação ambiental. “A Campanha da Fraternidade tem uma enorme capilaridade na sociedade brasileira”, diz Prado, “e somos chamados a contribuir pelo acúmulo de conhecimento e pesquisa que temos na área”.

Além de palestrante como pró-reitor de Extensão e Cultura, Prado também está envolvido no evento como coordenador do Grupo de Trabalho Pesquisa e Extensão em História Ambiental (GTPEHA), por meio do programa de extensão que coordena, A História Ambiental como Estratégia de Intervenção na Cidade do Rio Grande. “Nossas ações também se pautam na formação de lideranças nas comunidades de periferia de Rio Grande e no debate em audiências públicas sobre o tema da Campanha da Fraternidade”.

Campanha - A Campanha da Fraternidade é realizada há mais de 50 anos pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre apresentando temas relevantes para o cotidiano da sociedade. No ano passado, o tema foi saneamento básico. Em 2017, a campanha propõe reflexão sobre fraternidade e meio ambiente, com o lema: “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da vida - Cultivar e Guardar a Criação”. Não é voltada apenas para uma religião, mas para toda a sociedade brasileira. 

A programação da abertura em Rio Grande começou ontem, quarta-feira, na Catedral de São Pedro. Houve também a Abertura da Quaresma e da Campanha da Fraternidade em cada paróquia da Diocese.

 

Assunto: Arquivo