Reitores debatem autonomia e expressam defesa de universidades

A Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes) realizou nos dias 20 e 21 de fevereiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) os seminários “As Prerrogativas da Autonomia Universitária” e “Brasil, Conjuntura e Perspectivas”. A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, participou dos eventos, que debateram a liberdade de expressão e a autonomia nas universidades brasileiras frente à atual situação econômica, política e social do Brasil.

A realização dos seminários no Rio de Janeiro, ao invés da capital federal onde normalmente ocorrem os encontros plenários da Andifes, foi um desagravo em defesa das universidades que sofreram sanções contra a autonomia, segundo explicou a presidente da entidade, Ângela Maria Paiva Cruz. “As universidades aqui representadas, em nome da autonomia e da liberdade de expressão, receberam represálias do Ministério Público Federal, ao promover debates internos que se confundiram para o MPF muito mais como partidários do que de cumprimento do dever das universidades”, afirmou.

Foram debatedores no primeiro dia, os professores André Ricardo Cruz Fontes (Unirio), Artur Stamford da Silva (UFPE), Fernando Gonzaga Jayme (UFMG) e Maria Paula Dallari Bucci (USP), com mediação do reitor da UFRJ, Roberto Leher. O debate seguiu-se com manifestações de professores, reitores e também acadêmicos.

SOLIDARIEDADE – Os reitores também fizeram questão de demonstrar apoio às universidades estaduais fluminenses e em defesa do financiamento da educação superior pública, em um ato público no campus Maracanã da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Mais de 60 reitores de universidades públicas federais de todo o País participaram do evento, incluindo a reitora da FURG. Para Cleuza Dias, os seminários foram fundamentais para demonstrar o movimento em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Ela considerou o ato na UERJ “emocionante, pois comprovou a união em torno do tema Educação Pública e a importância das instituições no contexto nacional”.

Além dos reitores, participaram do ato estudantes, professores, técnicos, sindicalistas e dirigentes das três instituições públicas fluminenses de Ensino Superior - os reitores Ruy Garcia Marques (UERJ), Luís César Passoni (Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Uenf) e Maria Cristina de Assis (Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - Uezo).

 

Galeria

Foto: UERJ

Foto: UERJ

Assunto: Arquivo