Trabalhadores do HU-FURG recebem capacitação para atendimento de parada cardiorrespiratória

Assessoria de Comunicação HU-FURG/EBSERH

No Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Divisão de Gestão do Cuidado e a Psicologia Organizacional está trabalhando, de forma multidisciplinar, para fortalecer a dimensão ética do cuidado. A primeira ação realizada proporcionou um encontro com os trabalhadores da enfermagem da Clínica Médica. O objetivo foi problematizar o contexto de trabalho, de modo a evidenciar as necessidades dos trabalhadores que atuam cotidianamente no ambiente da Clínica. A chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Rosemary da Silveira, e a psicóloga organizacional, Tássia Soares, relataram que o grupo aderiu à proposta e os participantes expressaram livremente seus pontos de vistas, evidenciando suas necessidades, satisfações e sentimentos que experimentam no trabalho. Também, apontaram melhorias possíveis nas condições do local e prioridades para a qualidade no atendimento, dentre elas, a capacitação sobre parada cardiorrespiratória.

O treinamento foi realizado nos dias 30 e 31 de janeiro, nos quatro turnos de atendimento da Clínica Médica, e contou com a participação de 30 trabalhadores de Enfermagem. A professora Rosemary fez uma apresentação teórica sobre o “Manejo da parada Cardiorrespiratória em adultos”, baseada e adaptada nas recomendações das Diretrizes da American Heart Association (AHA) para reanimação cardiopulmonar (RCP), datada de 2015.

Durante a explanação houve uma discussão acerca dos conceitos sobre parada cardíaca, respiratória e cardiorrespiratória; da diferença entre suporte básico e avançado; do reconhecimento dos sinais e identificação dos pacientes em situação de risco, para que seja possível desenvolver a avaliação necessária dos pacientes, permitindo uma atuação rápida e efetiva, capaz de instituir medidas terapêuticas de suporte a vida. Foi enfatizada a importância da vigilância e prevenção, do acionamento rápido dos demais profissionais da saúde, da ação imediata dos trabalhadores, para que seja possível uma abordagem sistematizada. Foi destacado ainda, que o objetivo primordial é preservar o cérebro e que a atenção ao tempo de atendimento é fundamental para a vida do paciente. Outro destaque da capacitação, foi relacionado à necessidade de organizar os materiais e os equipamentos, que precisam ser constantemente testados, bem como, encontrarem-se disponíveis em locais que facilitem o acesso e o rápido manuseio.

Após a explanação teórica e o diálogo estabelecido com os trabalhadores diante de suas necessidades, foram demonstradas e realizadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar, que visam o retorno a circulação espontânea com um mínimo de dano neurológico. Cada trabalhador teve a oportunidade de realizar massagem cardíaca e ventilação no manequim do Laboratório de Atividades Práticas da Escola de Enfermagem. As participantes puderam esclarecer as dúvidas, perceber suas dificuldades no atendimento e demonstraram contentamento ao final da capacitação. A avaliação foi positiva, pois a atividade possibilitou aprimorar um conhecimento que é básico no cuidado e que faz toda a diferença para a sobrevida dos pacientes em parada cardiorrespiratória. A abordagem sistematizada permitiu vislumbrar diferentes aspetos: técnicos, científicos e éticos.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

Galeria

Assunto: Arquivo