Público prestigia show de Ivan Beck e Banda na Feira do Livro

Nesta quinta-feira (2), a 44ª Feira do Livro da FURG recebeu atividades literárias, musicais e de interação com o público. A grande atração da noite foi o show de Ivan Beck e Banda, intitulado “Os sons da madrugada”. Tocando músicas do primeiro disco solo do rio-grandino, “Quando as notas saem do papel”, a banda reuniu um grande e participativo público que apreciou o show na Arena Cultural. Formada por Franco Oliveira, guitarrista; Marcelo Vaz, pianista; Rodrigo Fredo, baterista; Mano Junior, acordeon; Felipe Cadaval, no trompete; Fabiano Cardoso, flugelhorn; Alexandre Salum, no trombone; Renato Nascimento, no sax alto; e Marcelo Mirahil, no sax tenor, a banda tocou músicas como Hiléia, Rock Gaudério, Saudade e Madrugada.

O Espaço Literário foi palco da oficina “Poemarte”, de Martim César. Autor de cinco livros de poemas, a oficina de César busca aproximar a poesia do cotidiano das pessoas. Além da conversa, o público pôde acompanhar um recital de poemas próprios do autor e a participação do músico Paulo Timm, com explicação de composição musical. “Poesia é o tempero da vida”, comenta César, que participa dos projetos “Caminhos de si”, que une poesia, teatro e música, e “Náufragos Urbanos”, de MPB.

Autógrafos

Os autógrafos da noite foram de Rosane da Rosa Porto e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santana, com Boi da Cara Preta e sua turma; Diogo Osório, com Verão – O Compadre Folharada; Patrícia Lima de Lima, com Inquéritos em Contrates; Darcila Rodrigues, com Oficina do Verso; Vilmabel Soares, com Como Fazer a Escolha Certa? Razão ou Emoção; e Flávia Medeiros Álvaro Machado, com Conceitos Abstratos: escolhas interpretativas de Português para Libras.

Na Rua das Crianças, a Biblioteca Itinerante do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância (Nepe) realizaram contações de histórias. O teatro Betina e o Magriço: Amigos que Fazem do Mundo uma Pintura interagiu com as crianças através de brincadeiras e com a apresentação voltada a elas. A Roda de Capoeira do Caic, em parceria com o Grupo Comboatá, integrou as atividades do dia.

Mais de 300 livros vendidos são de autografantes

Além dos livros de autores nacionais e internacionais, que diariamente fazem o movimento nas 25 bancas da 44ª Feira do Livro da FURG, os autografantes também estão disputando a cada exemplar a atenção do público. Diariamente, são realizadas sessões coletivas de autógrafos, com pelo menos cinco autores autografando suas obras. Ao todo, mais de 300 livros destes autores que se apresentam ao público na Feira já foram comercializados.

O patrono da Feira, Willy Cesar Ferreira, tem tido destaque, com vendas diárias. Para os demais autores, a venda de livros acontece principalmente nas sessões de autógrafos. Nessas, o destaque ficou com o médico psiquiatra, professor aposentado da Medicina da FURG Oswaldo José de Paula Barbosa, que na noite de sábado, 28, obteve a comercialização de 55 exemplares da obra Fernando e Eli: 70 Anos de Ciência e Muito Amor.

Até este feriado de quinta-feira, 2, os autores mais vendidos entre os autografantes são Oswaldo Barbosa, Oscar Brisolara (O Beijo da Messalina), Willy Cesar (Cidade do Rio Grande – do Big Bang a 2015) e Gilson Corrêa (A Barca e a Biblioteca).

Entre as bancas, o mais vendido continua sendo a coleção Diário de um Banana, de Jeff Kinney; Quatro Vidas de um Cachorro, de W. Bruce Cameron; Diário de Larissa Manuela, de Larissa Manuela. Até dia 31, foram vendidos 6.529 livros.

A sexta na Feira

Nesta sexta, 3, vão autografar na Feira do Livro Maria do Carmo Galiazzi (Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola – Vol. III e Álbum do Pibid FURG 5); Cristiane da Cunha Alves, Willian Rubira da Silva, Rafaele Rodrigues de Araújo e Valmir Heckler (Experiências no Projeto Novos Talentos: Contextos e Tecnologias em Processos Formativos); Carmo Thum, Jerusa da Rosa da Rocha, Marcos Teixeira de Souza (Identidades Pomeranas e Negras: perspectivas, dilemas e horizontes); Carmo Thum (Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa); Marcio Caetano (Performatividades Reguladas: heteronormatividade, narrativas biográficas e educação); Fernando Seffner e Marcio Caetano (Cenas Latino-americanas da Diversidade Sexual e de Gênero: práticas, pedagogias e políticas públicas); Elair Luiz Nathanael de Souza – Professor Nathanael (2017 – O Ano de Saturno); e Ana Luisa Feijó Cosme e alunos da Escola Valdir Castro (No Mundo dos Nossos Poemas).

 

Assunto: Arquivo