Primeira sessão de autógrafos coletiva da Feira do Livro reúne grande público

Atrações culturais e literárias fizeram parte da programação da 44ª Feira do Livro da FURG neste sábado (28). Entre as atividades, a comunidade rio-grandina pôde prestigiar a primeira das oito oficinas que ocorrerão ao longo da feira no Espaço Literário, intitulada “Poesia em Foco”. O local também recebeu a primeira sessão de autógrafos coletiva. Ainda quem passou pela praça Didio Duhá conferiu uma oficina sobre bonecas Abayomis e muita diversão na Rua das Crianças. Nos dois primeiros dias de feira foram vendidos 1732 livros. Até o momento, O vendedor de sonhos, de Augusto Cury e Vá em Frente, de Zibia Gaspareto, são os títulos mais vendidos.

A poesia foi trazida ao evento pelos organizadores e 14 participantes da oficina “Poesia em Foco”. De acordo com uma das organizadoras, Marcela Richter, o objetivo da atividade foi conversar sobre os fundamentos da poesia e da poética, sobre engajamento do artista e papel dele na sociedade. “Falamos sobre um momento anterior ao próprio texto, um momento de silêncio, de meditação do poeta antes da escrita; depois como essa inquietação se materializa no texto até o momento em que chega ao leitor”, conta Marcela.

O momento foi dividido em três partes: primeiro os participantes realizaram uma reflexão teórica a partir do poeta e crítico mexicano Otávio Paz, em seguida o grupo realizou uma produção poética e, ao final, as produções foram compartilhadas. Esta foi a primeira vez que a Feira do Livro da FURG recebeu a atividade, promovida pelo coletivo Sociedade dos Poetas Papareia.

A primeira sessão de autógrafos coletiva contou com grande participação do público, lotando o Espaço Literário. Oito escritores estiveram presentes para conversar com o público sobre suas obras e sobre a literatura: Oswaldo Barbosa, com a obra Fernando e Eli: 70 anos de Ciência e muito amor; Nelson Filho, autografando o livro A maluca viagem de Dom Pedro I pelo Sul do Brasil, Guerra Cisplatina; Rodrigo de Oliveira, com a obra Os guerreiros do lenço encarnado; Oscar Brisolara, com o livro O beijo de messalina; Gilson Corrêa, autografando a obra A barca e a biblioteca; Max Belzareno, com A rua nuvem de estrelas; Julião Tesh, com a obra Escrever bem, ler em voz alta, falar sem inibições; e Neidi Friedrich com o livro Entre xales, cachimbos, mulheres e xamãs.

Oficina Bonecas Abayomis e acessórios

Uma arte que começou de mãe para filho encantou a estudante de Artes Visuais e agente cultural da Incubadora Viva da FURG Fúlvia Litzy da Conceição: as boencas abayomis. Fúlvia conta que a prática surgiu no período da escravidão, em um ato de amor materno: as mães, antes de se separarem de seus filhos, produziam bonecas com suas próprias vestimentas para servir de amuleto às crianças e também como entretenimento. “Toda criança que a mãe dava aquela boneca em sinal de amuleto teria proteção, é uma história de resistência”, salienta a artista.

De acordo com Fúlvia, o nome “abayomi”, vem do iorubá, que significa sorte, proteção e cuidado, coisas que as mães desejavam aos seus filhos durante a produção. As bonecas são feitas de trançados e nós em panos, sem marcações e expressões faciais. A oficina, aberta para o público de todas as idades, teve como objetivo ensinar um pouco da história das mulheres e das bonecas Abayomi. Os interessados puderam aprender a confeccionar as bonecas.

Arena Cultural

O show “Violão Didático”, do músico gaúcho Marcello Caminha, que estava previsto para ocorrer neste sábado na Arena Cultural, foi suspenso devido um acidente de trânsito. O acidente ocorreu quando uma viatura da FURG trazia músicos e familiares de Porto Alegre e um carro invadiu a pista por onde seguia a viatura, causando uma colisão frontal.

Leia mais: Acidente na BR 116 provoca cancelamento de show na Feira do Livro (http://www.furg.br/index.php?id_noticia=29140)

 

Programação de Domingo

No domingo (29), a 44ª Feira do Livro contará com mais atividades culturais e literárias. Às 21h, a Arena Cultural receberá o teatro “Era uma vez contos, lendas e cantigas”. Na Rua das Crianças às 19h terá a contação de histórias com a Mestra Popular Sirley Amaro; às 20h a sessão de curtas Pais e Filhos com o Setor 3; às 21h, os pequenos poderão conferir histórias da África em prosa e verso com o Projeto Contadores de Histórias do Caic; às 22h o espaço promove “Livrério – um espetáculo de palavras”; e, para finalizar, às 23h ocorre a contação de histórias com a biblioteca itinerante do Caic.

O Espaço Literário receberá a oficina de criação de personagens literários, das 19h às 20h30. O Espaço também receberá oito escritores para a Sessão de Autógrafos Coletiva. O público ainda poderá prestigiar a intervenção cultural “Corpo ativo, mente desperta” e a intervenção literária Varal Itinerante de Poesias.

 

Galeria

Assunto: Arquivo