44ª Feira do Livro da FURG: um círculo de cultura para todos

Patrono Willy César e Big Band, destaques da programação no primeiro dia do evento

 

A 44ª Feira do Livro da FURG foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (26), com cerimônia que reuniu organizadores, apoiadores e comunidade em “um grande círculo de cultura”, definiu a reitora Cleuza Maria Sobral Dias. Ela fez referência a práticas educativas freireanas que incentivam momentos de diálogo, nos quais todos se enxergam e se percebem, todos ensinam e aprendem. O pensamento de Paulo Freire, teórico brasileiro da educação, move esta edição do evento, que tem por tema “A importância do Ensino Público e da Cultura Popular na Educação”.

O patrono Willy César falou sobre seu papel representativo na feira e relembrou rio-grandinos ilustres da Comunicação, como o Barão de Itararé e Jayme Copstein, figuras inspiradoras para o escritor. Expressiva do diálogo de saberes em que a feira aposta, a solenidade de abertura reuniu ainda, entre outras autoridades, o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o superintendente do Porto do Rio Grande Janir Branco, o pró-reitor de Extensão e Cultura e coordenador geral do evento Daniel Prado, o secretário municipal da Cultura Ricardo Freitas, o gerente do Sesc Rio Grande André Miki e Oscar Brisolara, patrono da edição anterior.

Em 2017, de 26 de janeiro a 5 de fevereiro, a feira conta com 30 bancas de livros diversos, mais de 40 sessões de autógrafos com autores de todo o país, 32 atrações artístico-culturais, além de atividades permanentes, conversas e concursos literários e a tradicional Rua das Crianças. O primeiro espetáculo da Arena Cultural aconteceu logo após a abertura oficial, com a apresentação da Big Band da FURG em homenagem a Fernando D’Incao, professor da Universidade e saxofonista do projeto, falecido no final de 2016.

Dia do patrono

Dedicada ao patrono, a segunda noite do evento tem sessão de autógrafos especial com Willy César. O jornalista e escritor, autor de História da Ures – 25 anos (1979), Centenário do Colégio Lemos Jr. (2007), Chico Bastos – Um Pescador (2011), Um século de futebol popular (2013) e A cidade do Rio Grande – Do Big Bang a 2015 (2016), encontra leitores para conversa e autógrafos na Arena Cultural a partir das 21h. Ainda nesta sexta (27), no mesmo local, Pedro Gonzaga, autor de Cidade fechada (2004), Dois andares: Acima! (2007) e A última temporada (2011), é esperado para a Conversa com o Escritor.

Na sala de oficinas, Lucas Queiroz trabalha a construção de comedouros artesanais para animais abandonados, às 20h. DJ Magreen apresenta o projeto Agulha na Bolacha – Discotecagem 100% vinil no Café Cultural, das 20h às 22h. A performance poética “Ouvir com os olhos”, de Odair Souza, ocupa o Espaço de Circulação. A programação é intensa na Rua das Crianças, com contação de histórias, show de talentos e teatro de fantoches, a partir das 19h.

 

Assunto: Arquivo