Núcleo Educamemória homenageado pela Assembleia Legislativa

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Memória – Educamemória, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, foi homenageado na manhã desta segunda-feira, 5, com a Medalha da 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado. A homenagem foi entregue pelo deputado José Nunes (PT), no gabinete da reitora Cleuza Maria Sobral Dias, em reconhecimento ao trabalho do Educamemória no resgate e valorização da cultura pomerana em São Lourenço do Sul.

Participaram do ato, além da reitora e do deputado, o coordenador geral do Núcleo Educamemória Carmo Thum, a secretária de Educação de São Lourenço Fernanda Borck, e as diretoras Leni Karnopp e Noris Beatriz Ney, de duas escolas municipais rurais – Martinho Lutero e Francisco Fröming – que trabalham com o tema da cultura pomerana. Três bolsistas do projeto também estiveram presentes.  A distinção da Assembleia Legislativa é resultado de trabalho realizado nos últimos dois anos, que culminou na realização de audiências públicas em vários municípios. Mais de três mil pessoas se autodeclararam pomeranos ou descendentes de pomeranos, reconhecendo e trazendo a público a participação desta etnia na formação de inúmeras comunidades pelo Estado.

O deputado José Nunes justificou a homenagem falando na dedicação dos profissionais da Universidade que participam deste projeto. Lembrou que o momento político é muito difícil e demonstrou preocupação com a possibilidade de que sejam extintas políticas públicas como a que valoriza as comunidades tradicionais. O projeto Educamemória, lembrou Nunes, é possível graças a essa política implementada por todo país, junto com a disposição da FURG de “sair de seus muros” e trabalhar com as comunidades.  Segundo ele, a FURG faz um grande trabalho em São Lourenço do Sul, assumindo um papel que vai além do papel acadêmico, importando-se com o que está ao seu redor. O Educamemória, disse o deputado, merece agradecimentos e reconhecimento, porque defende as culturas tradicionais da região.

A secretária Fernanda Borck parabenizou o professor Carmo Thum e toda equipe do Núcleo, ressaltando a importância de um professor ter seu trabalho reconhecido pela Assembleia Legislativa. Afirmou que a intervenção do Educamemória é muito importante na região de São Lourenço do Sul e na rede municipal de ensino, esperando que tenha continuidade. Ressaltou o papel social da FURG naquele município, que fica mais visível à sociedade por meio do Educamemória.

Conforme o coordenador geral do núcleo, professor Carmo Thum, o trabalho do Educamemória levou os professores e bolsistas a lugares onde nunca havia passado um veículo do Estado brasileiro. “Isto mostra”, disse o professor, “o quanto é importante esse trabalho em comunidades desassistidas, levando profissionais de diversas áreas do conhecimento e várias instituições, gerando conhecimento e trazendo a valorização e autorreconhecimento para essas populações.” Ele agradeceu a homenagem, informando que o trabalho do grupo está prestes a se tornar internacional, por meio de convênio com universidades do Mercosul.

A reitora disse de sua satisfação em ocupar a gestão de uma Universidade que tem trabalho diferenciado, por meio do Educamemória, com as comunidades tradicionais, merecendo um reconhecimento como este, que classificou como muito importante, por vir do Legislativo Estadual. Agradeceu ao deputado e parabenizou o coordenador e todos os participantes do núcleo homenageado. Também mostrou preocupação em que políticas públicas voltadas para a Educação sejam alteradas, impossibilitando trabalhos como esse. Disse que a Universidade ainda não tem consolidadas as mudanças feitas nos últimos anos, com maior inclusão e reconhecimento das diversidades e diferentes culturas. Agradeceu a parceria com o município de São Lourenço do Sul e o trabalho realizado pelo Educamemória.

O NÚCLEO

Formado em 2008, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Memória –Educamemória tem por objetivo principal o registro da memória e a emancipação cultural de povos e comunidades tradicionais. No caso de São Lourenço do Sul, onde a FURG mantém um campus fora de sede, o trabalho resgata, preserva e valoriza a cultura do povo pomerano (oriundo da antiga Pomerânia, região histórica e geográfica situada ao norte da Polônia e da Alemanha, na costa sul do mar Báltico).

Sete municípios da chamada Serra dos Tapes são abrangidos pelo trabalho do Educamemória, no Rio Grande do Sul, com a participação do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS) e da Universidade Federal de Pelotas. O núcleo também trabalha nos Estados do Espírito Santo (parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo) e Rondônia, com o Instituto Federal daquele Estado.

Os focos de ação do Educamemória são a investigação, análise e produção acadêmica sobre os processos de vida dos diferentes grupos humanos e suas relações com a vida cotidiana; a investigação e produção de materiais educativos sobre mundo rural e memória, cidade e memória; os processos formativos comunitários e institucionais e espaços de guarda e produção da memória individual e coletiva.

 

Assunto: Arquivo