Projeto da FURG em parceria com a UFRGS é aprovado no Programa de Núcleos de Excelência

O projeto “Desenvolvimento de estruturas de cultivos para águas abertas (“offshore”) com geração própria de energia”, do Instituto de Oceanografia (IO) e da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em conjunto com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi aprovado no edital do Programa de Núcleos de Excelência – PRONEX – FAPERGS/CNPq. 

O projeto surgiu de uma demanda do setor de Aquicultura do IO, com desejo de expandir os processos de cultivo para regiões longe da costa. Além de desenvolver estruturas de cultivo “offshore”, o grande diferencial do projeto é que as estruturas terão tecnologia para a geração própria de energia a partir da força dos ventos e de ondas e de outras fontes renováveis. Ainda, o projeto terá sistemas de automação para controle dos processos de produção e de geração de energia.

Na FURG a atividade será coordenada pelo professor do Laboratório de Interação Fluido-Estruturas (Life), Waldir Pinto e pelo professor do Núcleo de Aquicultura e Biotecnologia, Paulo Abreu. Na UFRGS a direção será do professor do Grupo de Mecânica Aplicada (GMAP), Walter Casas, e do professor do Laboratório de Mecatrônica e Controle (LAMECC), Eduardo Perondi. O projeto terá duração de quatro anos e financiamento de R$ 583.600,00. 

 

Assunto: Arquivo