HU/FURG realizará atendimentos no Dia C

Cerca de 3 mil dermatologistas voluntários espalhados em 25 estados brasileiros, participarão, em 26 de novembro, do Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Rio Grande, a ação será realizada no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU/FURG). Serão distribuídas 235 fichas de atendimento, a partir das 7h30 no HU.

A atividade antecipa a campanha Dezembro Laranja, que tem como objetivo alertar a população para a prevenção do câncer da pele. Em 2015, cerca de 20 mil pessoas receberam atendimento gratuito no Brasil e aproximadamente 13% delas apresentaram lesões de câncer na pele. No Rio Grande do Sul a incidência foi mais alta, chegando a quase 16%. Rio Grande registrou taxa de aproximadamente 12%, bem abaixo do ano de 2014, quando chegou a marca de 30%.

“A ação é importante para conscientizar sobre a prevenção desse tipo de câncer e para mostrar que a identificação precoce evita danos ou mutilações mais comuns, nesse que é o tipo de câncer mais comum no Brasil”, explica a coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Rio Grande do Sul, dermatologista Ana Paula Manzoni. “Por isso, é muito importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco procurem atendimento”, completa o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - secção RS, Gustavo Corrêa.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (53) 99994-4157 e (53) 2125-3347, pelo site http://www.sbd.org.br/

Sobre o câncer da pele

O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A – lesão assimétrica; B – bordas irregulares; C – alteração de cor; D – diâmetro maior que 6 mm; E – evolução ou modificação da lesão.

Outra forma de avaliar o risco da doença é através da “Calculadora de Risco para Câncer da Pele”, disponível no site www.controleosol.com.br. A SBD orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Ao se expor ao sol, é importante o uso de protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

 

Galeria

Assunto: Arquivo