FURG e Sebrae abrem Simpósio de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nesta sexta-feira, 4

Júlia Sassi – imprensa@furg.br

Aconteceu nesta sexta-feira (4), no auditório 3 do Cidec-Sul, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a abertura do Simpósio de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. O evento foi promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Coordenação de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT).

O evento contou com a palestra “Empreendedorismo e Inovação em Universidades”, do secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Renato de Oliveira, e a oficina “Novas Abordagens em Educação Empreendedora – Projetos Desafios da PUCRS”, com a coordenadora do Idear – Centro de Empreendedorismo da PUCRS e diretora da Criare Consultoria Empresarial, Naira Libermann. As atividades afirmaram o objetivo de promover, junto à comunidade acadêmica da FURG, uma reflexão sobre a importância das temáticas “empreendedorismo” e “inovação tecnológica” nas atividades do ensino superior.

O reitor em exercício, professor Danilo Giroldo, relembrou o histórico de ações da Universidade em relação a estes temas. “A Comunidade Universitária vem se mobilizando e construindo uma série de ações coletivas em torno dos temas ‘empreendedorismo’ e ‘inovação tecnológica’ desde 2008, com a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica junto à Propesp, passando pela criação do Oceantec em 2010, da Innovatio em 2013, sempre com o envolvimento de muitos docentes, discentes e técnicos administrativos em educação, de diversas áreas de conhecimento, e com a discussão e aprovações junto aos colegiados superiores da FURG. Atualmente, a Inovação Tecnológica constitui-se como um Eixo do PDI com três objetivos estratégicos, sendo um deles associado diretamente ao fortalecimento do empreendedorismo na Universidade. A interação entre instituições de ensino e pesquisa, empresas e governos é um modelo de sucesso em diversos países do mundo para promover o desenvolvimento territorial e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, lembra. Giroldo comentou a satisfação de ver o auditório cheio e a estratégia de fomentar uma cultura empreendedora na FURG.

O diretor de Inovação Tecnológica da Universidade, Vinicius Oliveira, falou sobre o Programa Institucional de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. “Esse programa é motivado também pelo nosso Plano de Desenvolvimento Institucional. Um dos nossos objetivos é efetivamente criar e implantar esse programa na nossa Instituição” ressalta Oliveira. O projeto terá duração de dois anos, com uma sequência intensa de atividades, para estimular o empreendedorismo nas suas mais variadas formas.

Estiveram presentes também o coordenador de Empreendedorismo e Incubação Tecnológica, Alessio Almada, e Lubianca Motta, gerente de Políticas Públicas do Sebrae. Almada relatou sobre os planos para a agenda 2017 do projeto, pensando coletivamente com docentes e discentes. “Nossa ideia é produzir práticas que sejam úteis à sociedade, com maior autonomia para todos os nossos estudantes”, comenta. Lubianca falou sobre o empreendedorismo dentro da Universidade. “É falar em oportunidades de carreiras, de cultura, de atitude empreendedora: isso constitui um perfil desejado a uma sociedade mais desenvolvida. Quando falamos de empreendedorismo na universidade, também estamos falando de inovação no processo educacional”.

 

Galeria

Foto: Altemir Vianna

Foto: Altemir Vianna

Assunto: Arquivo