Esantar abastece navios da 35ª Operantar com equipamentos

Atualizada às 11h18min

Realizada nos meses mais quentes do hemisfério sul, a Operação Antártica chega à 35ª edição neste mês de outubro. A Estação de Apoio Antártico (Esantar) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) é responsável pela preparação de equipamentos para as equipes de militares da Marinha Brasileira e pesquisadores brasileiros que atuam no continente gelado. Nesta terça-feira (18), a Esantar realiza o carregamento do navio Polar Almirante Maximiano da Fonseca, no Porto do Rio Grande. Ao todo, 29 toneladas de materiais foram preparadas pela equipe da Esantar para o abastecimento do navio. Para transportar essa carga, cinco caminhões da Marinha foram acionados, sendo previsto o retorno de dois, para finalizar o abastecimento. O navio deve atracar às 22h desta segunda-feira (17). 

Na quinta-feira (13), a Esantar realizou o mesmo procedimento com o navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel. Desta vez, foram quatro toneladas de materiais. A preparação foi intensificada nos últimos dois meses, tempo que costumam levar os trabalhos finais, segundo o diretor da Esantar. Gonzalo Velasco Canziani destaca que um total de 10 profissionais da FURG foram envolvidos nessa fase final. “Sete dias da semana, sem parar nos finais de semana”, completa. Tudo para garantir o início da 35ª Operantar.

Os dois navios passarão por Arctowski e Escudero (Ary Rongel), e Ilha Elefante, Península de Byers, Bahía Esperanza, Ilhas Veja e James Ross e Estação Primavera (Maximiano da Fonseca). Ao todo, a equipe da Esantar preparou 189 conjuntos de vestimentas e calçados apropriados para o frio, além de alimentos e água (desde sua aquisição até o envio), barracas e geradores, entre outros itens. Até o final da 35ª Operantar em 2017, novos materiais serão preparados para os voos de apoio à Operação, destinados a abastecer as equipes que alternam o trabalho na Antártica.

 

Assunto: Arquivo