Acadêmicos da FURG criam Atlética de jogos online

Nos últimos anos o mercado profissional de jogos eletrônicos tem evoluído. O interesse dos jovens por este tipo de esporte, também. Com o intuito de abrir um espaço voltado à modalidade, os acadêmicos de Sistemas de Informação Camilo Martins e Raul Cadaval, e a estudante de Engenharia de Computação Rita Costa, todos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), deram início à “Associação Acadêmica Atlética de E-Sports” (AAA E-sports). A abertura oficial da Associação ocorrerá na quinta-feira (6), às 18h, com uma partida de League of Legends (LOL). 

A iniciativa dos acadêmicos surgiu pelo próprio envolvimento com os jogos. De acordo com os organizadores, todos já estavam com vontade, individualmente, de trazer o esporte para o meio universitário. “Um dia eu e o Camilo criamos um logo e colocamos no spotted, assim conhecemos a Rita e a partir daí começou a surgir, cada um com a sua ideia”, conta Cadaval. Ainda segundo os acadêmicos, a AAA E-sports da FURG é pioneira no Estado.

Como objetivos principais na primeira fase da Associação, estão a promoção de eventos na FURG e a participação em campeonatos externos, com equipes oficiais formadas pelos estudantes da FURG. “Um dos objetivos é mostrar que é possível conciliar estudo e jogar”, completa Rita.  Inicialmente, foram escolhidos os jogos LOL, Counter Strike e Dota. Ao longo do desenvolvimento da AAA E-sports, os organizadores pretendem incluir também o Fifa. 

As inscrições para atletas já encerraram, com cerca de 85 inscritos confirmados. Os jogadores de cada time serão selecionados após a abertura da Atlética, que fará parte da Semana Acadêmica do C3. Para a partida de abertura foram escolhidos os inscritos com maior elo - sistema de classificação usado pra medir o potencial do jogador. Será cobrado o valor de R$5 para os interessados em assistir a batalha. Para o funcionamento das atividades da AAA E-sports, o grupo aceita a participação de voluntários, que tenham conhecimento sobre os jogos. “Eles testarão os computadores e auxiliarão nas partidas, basta conhecer e querer ajudar”, afirma Rita.

Para permanecer como atleta, os estudantes deverão estar frequentes nas aulas. Também não serão permitidas algumas atitudes, como falta de respeito, danos materiais e faltas aos treinamentos – que ocorrerão no Centro de Ciências Computacionais (C3). As equipes serão separadas por níveis e os atletas poderão usar seus equipamentos, como fones de ouvido. Os organizadores comentam que, entre as ações futuras, pretende-se arrecadar fundos para premiar os atletas nas competições e também para doações a entidades carentes. 

A expectativa dos acadêmicos em relação ao crescimento da Associação está positiva. “É algo que tem potencial para crescer, no Brasil todo isto já está acontecendo e a FURG não poderia ficar de fora”, afirma Martins. De acordo com os organizadores, até o momento, o retorno também foi positivo, com grande participação e interesse dos estudantes da FURG.

A atlética tem o apoio da Diretoria de Arte e Cultura (DAC), do C3, do docente Luciano Maciel e de outros profissionais da FURG. Mais informações sobre a AAA E-sports podem ser obtidas pelo e-mail aaaesfurg@gmail.com ou pela página no Facebook.

 

Assunto: Arquivo