FURG solicita nomeação de concursados da Ebserh

Tammie Faria Sandri,

tammiefaria@furg.br

Em viagem à Brasília, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Dias, solicitou ao presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber de Melo Morais, prioridade à nomeação dos candidatos aprovados em concurso da Ebserh para atuar na UTI Pediátrica do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Correa Jr. O encontro foi acompanhado pela superintendente da Ebserh-Rio Grande, Helena Vaghetti e tratou sobre a nomeação dos concursados, sendo solicitado um planejamento da Ebserh quanto ao chamamento dos aprovados.

Além da abertura da UTI Pediátrica, outra preocupação da reitora sobre o planejamento das nomeações está em orientar os trabalhadores da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg). Até o momento, somente 21 aprovados foram nomeados. “Não houve possibilidade, pelo presidente da Ebserh, de apresentar um cronograma, pois as nomeações dependem da liberação pelos Ministérios do Planejamento e da Educação, mas, ainda neste mês, o assunto será tratado junto ao ministro Mendonça Filho, da Educação”, conta a reitora.

Cleuza Dias destaca que o presidente da Ebserh apresentou a possibilidade de nomeação de cerca de 100 concursados até o final do ano, dentre os quais, os recursos humanos necessários para a abertura da UTI. “Ressaltamos a urgência pela abertura da UTI Pediátrica. É a nossa prioridade”, afirma. Para 2017, a expectativa é que sejam chamados mais aprovados.

Liberação de recursos

A reitora esteve em Brasília na terça-feira (13) e quarta-feira (14). Dentre os compromissos agendados, apresentou demanda sobre liberação de limite orçamentário, durante reunião na Secretaria de Educação Superior (Sesu), com o secretário Paulo Barone. Em função do contingenciamento do orçamento, o objetivo da solicitação foi garantir o atendimento “principalmente dos compromissos com a assistência estudantil até o final do ano, além de outras demandas de custeio”, explica. Segundo Cleuza Dias, o secretário se comprometeu a estudar a possibilidade de liberação para custeio da assistência estudantil.

Outras demandas apresentadas foram a liberação de recursos para manutenção e docagem do navio Atlântico Sul e a complementação orçamentária para continuidade da construção de quatro Laboratórios de Ensino Flutuantes. Os laboratórios atenderão às demandas de todas as Universidades Federais que ofertam cursos nas áreas de Ciências do Mar e a construção é liderada pela FURG junto à Indústria Naval do Ceará (Inace). A previsão é que dois laboratórios sejam entregues até o final do ano.

 

Assunto: Arquivo