Innovatio realiza primeira atividade com selecionados para pré-incubação

Após a seleção de 14 propostas para pré-incubação, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Innovatio) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) realizou na quinta-feira (15) uma acolhida aos 41 novos participantes.  Durante o evento, os representantes da Innovatio explicaram e esclareceram dúvidas sobre o desenvolvimento do processo de pré-incubação, que ocorrerá durante os próximos seis meses. Ainda, empreendedores que já incubaram suas empresas na Innovatio relataram suas experiências de mercado.

As propostas escolhidas estão inseridas em áreas relacionadas como a biotecnologia, as energias, as tecnologias sociais, o setor de alimentos e a saúde. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ednei Primel, a pré-incubação é uma oportunidade de promover a mudança em diferentes setores da sociedade através de iniciativas inovadoras e empreendedoras. “É o caminho para mudar a realidade da universidade, da sociedade, do País”, aponta. Ainda, o período de incubação é visto por ele como uma chance da Universidade aproximar-se da sociedade, do setor industrial e do setor produtivo. 

A contribuição é mútua entre a Innovatio e pré-incubados para Ednei, e as expectativas são positivas sobre os novos participantes. “Eles fazem parte deste processo e vão deixar a contribuição para que possamos aprimorar a Incubadora”, afirmou. Para o diretor de Inovação Tecnológica da FURG, Vinícius Oliveira,  o objetivo é oferecer aos incubados a melhor forma de trabalho, unindo os avanços obtidos com os participantes que já passaram pelo processo. “Queremos ter uma base sólida para oferecer um produto de qualidade”. 

Vinicius completa que a Innovatio surgiu dentro da ideia de criar um Parque Tecnológico na FURG. Para a criação deste ambiente de inovação, está a necessidade da presença de incubadoras e empresas. “A Incubação desperta a curiosidade de fazer de um projeto de pesquisa uma empresa, ou fazer com que uma ideia se torne um empreendimento”, afirma. Assim, forma-se um ambiente de interação sólida para soluções tecnológicas. 

Expectativa dos participantes

Entre os selecionados para o processo de pré-incubação está o ecólogo Leonardo Marti, com projeto voltado para a agricultura. “A proposta de inovação tecnológica

é voltada para o processo de utilização de veículos aéreos não tripulados na agricultura, principalmente drones”, conta. Leonardo está empolgado para a troca de experiências. “Essa é a principal função que a gente vê na incubadora, o co-working, a troca de ideias e serviços, o relacionamento com outras pessoas e empresas”, aponta. O trabalho é desenvolvido com outros dois colegas.

Como funciona a pré-incubação 

O método utilizado pela Innovatio com os pré-incubados é o de start-up, que ocorre de modo rápido e é indicado para empresas iniciantes, com objetivo de explorar caminhos inovadores no mercado. Durante o período serão desenvolvidos cursos, palestras e eventos para capacitar todos os pré-incubados. Ainda, a Innovatio dispõe de um espaço físico para que ocorra troca de experiências e desenvolvimento das ideias entre os participantes. Todas as ações visam proporcionar a transformação de ideias em empreendimento, passando pelas etapas de construção de um modelo e plano de negócios. De acordo com o coordenador de Empreendedorismo e Inovação de Empresas, Alessio da Costa, a missão da Innovatio é promover conexões que integrem competências e habilidades, gerando produtos, processos e serviços úteis à sociedade. As primeiras reuniões do grupo irão abordar as temáticas de inovação, propriedade intelectual e empreendedorismo.

 

 

Galeria

Foto: Altemir Viana

Foto: Altemir Viana

Assunto: Arquivo