Aprendizagem da docência é tema de formação na FURG

Os desafios da aprendizagem da docência para o Ensino Superior foram debatidos na tarde desta segunda-feira (12) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Como parte do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica (Profocap), organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a comunidade acadêmica participou do Seminário "Educação Superior: docência e processos formativos", ministrado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dóris Bolzan, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul).

A professora da UFSM compartilhou a sua experiência de 15 anos de pesquisa sobre a aprendizagem da docência para o Ensino Superior, buscando, entre outras questões, entender os desafios para a atuação de professores que não possuem formação específica para tanto. “A exigência primeira é ser doutor e ter produção. Ninguém nos pergunta sobre o nosso preparo para a docência”, critica, em referência aos critérios de concursos públicos para ingresso na carreira de magistério superior. As suas pesquisas apontam para a predominância do conhecimento do campo específico, cerca de 90% dos casos, em detrimento da experiência docente.

Atualmente, conforme avalia, o jovem professor que entra na universidade necessita atender a todo o conjunto de demandas de uma universidade pública: além de, naturalmente, envolver-se com Ensino, Pesquisa e Extensão, precisa ser um gestor. “Não temos mais um tripé. Esse quarto elemento coloca o professor ingressante diante de um desafio maior ainda: lidar com a demanda da gestão”, analisa.

Nesse cenário, algumas das exigências para os novos docentes são estar sempre dispostos a aprender e saber transitar nos espaços universitários – aonde e a quem se dirigir para as demandas cotidianas. Dessa forma, tanto os mais novos quanto os mais experientes, precisariam de acompanhamento pedagógico para o apoio ao trabalho docente na instituição.

 

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