FURG sediará o Encontro Nacional em Universidades sobre Diversidade Sexual e de Gênero

O 14ª Encontro Nacional em Universidades sobre Diversidade Sexual e de Gênero (ENUDSG) será realizado na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) neste ano. O evento tem como objetivo discutir questões como gênero, corporalidades, identidades e sexualidades estigmatizadas e oprimidas. As atividades ocorrerão de 28 de outubro a 1º de novembro.

Com o tema “Povo que não tem virtude acaba por escravizar: por uma política antirracista e a [r]existência dos corpos colonizados e do movimento LGBT”, o ENUDSG tem como foco criar nos espaços universitários a visibilidade e promoção de discussões sobre diversidade sexual e de gênero, assim como os fatores que estão relacionados, dentre eles, raça, etnia, classe, idade, regionalidade.

Nesta edição, serão aprofundadas questões como o racismo, genocídio da população negra LGBT e indígena, intolerância as religiões de matriz africana e fobias a corporalidades não padrões. O encontro também pretende fortalecer a articulação de pesquisas ligadas ao tema, que proporcionam visibilidade aos grupos de diversidade existentes.

As mesas temáticas serão dividias em: Povo que não tem virtude acaba por escravizar: por uma política antirracista e a [r]existência dos corpos colonizados e do movimento LGBT (mesa 1); corpos desobedientes (mesa 2); e perspectivas de luta frente ao avanço do conservadorismo – Por uma política anti-genocida aos corpos colonizados (mesa 3). O evento também contará com uma Feira Afro-Latina.

As inscrições para participação do Encontro, voluntariado, apresentações de trabalhos, pôsteres, oficinas e mini-cursos e apresentações artísticas estarão disponíveis em breve. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail xivenudsg@gmail.com.

Edição 2016

A realização do evento em Rio Grande foi definida em outubro de 2015, na Assembleia Final do 13º ENUDSG, em Goiânia/Goiás. A Comissão Organizadora da 14ª edição é composta pelo Coletivo Universitário de Defesa da Diversidade Sexual e Identidade de Gênero (Camaleão) e pela Associação LGBT de Rio Grande.

 

Assunto: Arquivo