Projeto de pranchas de Stand-up é tema de reportagem na Rede Globo

No sábado (13), o programa Como Será?, da Rede Globo, transmitiu uma reportagem (veja aqui) sobre o projeto de pranchas de Stand-up Paddle, desenvolvido pelo Laboratório de Criatividade (Lace). O projeto integra a Escola de Engenharia (EE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e utiliza, como material para as pranchas, produtos recicláveis. 

O projeto conta com a participação de acadêmicos que, pelo viés da sustentabilidade, reaproveitam garrafas PET, madeira e banners descartados para construir pranchas de Stand-up Paddle. O objeto é utilizado para recolher o lixo jogado em locais como a Lagoa dos Patos, conforme é possível acompanhar na reportagem exibida na rede Globo. “Podemos verificar que há um comprometimento forte da FURG com o meio ambiente, de mesma forma que o projeto”, afirma o coordenador do Laboratório, Lauro Witt. 

Um dos pontos principais da reportagem, para Witt, é a valorização e motivação proporcionada aos alunos para seguir com as ações. “O reconhecimento pela sociedade melhora a capacidade do trabalho evoluir e aumenta a quantidade de apoios”, aponta.

Novos passos

Entre as realizações futuras do grupo, está a instalação e ensaios de hidrofolio nas pranchas, o que facilitará o aprendizado para novos usuários e para pessoas com problemas de psicomotricidade. 

Ainda, durante uma troca de experiências em Canavieiras, na Bahia, Witt levou a tecnologia do projeto a novos espaços. De acordo com o coordenador, a cidade é repleta de riquezas que favorecem o desenvolvimento sustentável e assim surgiu a ideia de construir o objeto com recursos locais. “É um novo modelo de prancha feito com madeira de reflorestamento, recursos e competências locais”, explica o Witt. Além da iniciativa, o professor forneceu auxílio tecnológico para o desenvolvimento da prancha. 

 

Assunto: Arquivo