Debate sobre Centros Multiusuários da FURG reúne centenas de participantes no Cidec-Sul

Com o objetivo de debater e divulgar o trabalho desenvolvido nos Centros Multiusuários da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) foi realizado, na quarta-feira (10), um workshop. A atividade reuniu, no Cidec-Sul, centenas de participantes que puderam conhecer mais sobre o Centro de Microscopia Eletrônica do Sul (Ceme-sul) e o Centro Integrado de Análises (CIA) da FURG.

O workshop, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), envolveu participantes da comunidade acadêmica e também da comunidade em geral e buscou, durante sua programação, divulgar com mais detalhes os equipamentos dos Centros. Para isso, durante o período da manhã, os responsáveis apresentaram os equipamentos do Ceme-Sul e da CIA. Segundo o pró-reitor da Propesp, Ednei Primel, o workshop também focou na inserção de novos pesquisadores nos processos e promover o uso pleno dos equipamentos. “É necessário refletir sobre os processos e ampliar a discussão sobre esse tema”, destaca.

Durante a parte da tarde, foram apresentados cases com resultados dos usuários e foi promovida uma mesa-redonda. Participaram do debate a professora Fátima Guma, do Centro de Microscopia e Microanálise da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o professor Sidnei Silva, do Central de Análises da Universidade de Caxias do Sul (UCS), o professor Robert Boyle, do Ceme-Sul, o professor Marcelo D’Oca, do CIA, e como mediadora, a professora Ana Baisch, da Propesp. De acordo com a reitora da FURG, Cleuza Dias, este momento de socialização de conhecimento é muito importante. “Os Centros fortalecem a integração das áreas além da pesquisa. Envolve a pós-graduação e também a graduação”, ressalta.

Conforme Cleuza, os Centros dão suporte tecnológico para o desenvolvimento de pesquisas e de promoverem a integração com as outras instituições da região. Atualmente, utilizam o Ceme-Sul, por exemplo, além da FURG, profissionais de Pelotas, Santa Maria, Passo Fundo e Rio de Janeiro. “Esses são os dois primeiros grandes Centros da FURG. Precisamos continuar pensando no desenvolvimento de outros”, completa. Os Centros oferecem recursos tecnológicos para o desenvolvimento de pesquisas de ponta, nas áreas de ensino, pesquisa, inovação e extensão universitária. O Ceme-Sul, em funcionamento desde 2013, oferece condições de uso dos recursos da microscopia eletrônica, bem como de técnicas afins lotadas no mesmo Centro. O CIA oferece condições de uso de equipamentos de análises químicas, físicas e biológicas.

O workshop, de acordo com Primel, teve um grande número de inscritos: mais de 200. Para a próxima edição, já programada para ser realizada no ano que vem, a expectativa é que esta marca seja superada. “Buscamos um escopo ainda maior na próxima edição”, destaca.

 

Galeria

 Pró-reitor da Propesp, Ednei Primel.

Pró-reitor da Propesp, Ednei Primel.

Assunto: Arquivo