FURG é condecorada com bolsa de Pesquisa do Google

Um dos 24 projetos acadêmicos condecorados com a bolsa de pesquisa do Google na América Latina é desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A pesquisa do professor do Instituto de Oceanografia (IO), Jorge Arigony-Neto, em parceria com o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Guilherme Netto, trata dos impactos das mudanças climáticas nas  geleiras.

O objetivo do projeto é desenvolver um sistema de baixo custo para medição do processo de derretimento que permite acompanhar, de forma periódica, os impactos climáticos nas geleiras, além de transferir remotamente essas informações.

A partir do prêmio do Google e com o novo financiamento recebido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) da Criosfera, do qual o IO faz parte, os docentes pretendem testar e validar as estações meteorológicas e de medidas de derretimento do gelo nas condições das geleiras da Patagônia e Antártica.

Os projetos vencedores foram anunciados na quarta-feira (3), no Centro de Engenharia do Google, em Belo Horizonte.

Google Research Awards for Latin America

Nesta edição, o programa recebeu 473 projetos, de 13 países na América Latina. O país com maior número de projetos selecionados foi o Brasil, com 17 pesquisas no total. Segundo o diretor de Engenharia do Google Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, os projetos são selecionados a partir de critérios como impacto, originalidade, qualidade e adesão às áreas chaves de interesse da empresa. O diretor destaca que o objetivo do programa é valorizar e fomentar as pesquisas e os talentos existentes na América Latina.

 

Galeria

Assunto: Arquivo