Professores da FURG participam de eventos internacionais

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), César Martins e Susana da Silva, participaram de eventos na Argentina e em Barcelona, com apresentações dos resultados de suas atividades de pesquisa na FURG. As participações fazem parte de iniciativas de internacionalização do Programa.

Martins apresentou o trabalho “A Indústria da Pesca: proposta de análise geográfica”, que objetivou demonstrar uma perspectiva para a análise do setor industrial pesqueiro. Em junho, o professor participou do 1º Congresso Internacional de Geografia Econômica, em Mar Del Plata, na Argentina, com a realização da conferência de encerramento do evento. Na oportunidade, o professor também lançou o livro “Brasil: temas de Geografia Econômica”, que conta com sua participação, juntamente com o professor Carlos Espíndola, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e colaboradores de outras universidades brasileiras. Para Martins, o congresso pôde proporcionar as ligações entre as diferentes abordagens da Geografia, para compreender as crises econômicas e políticas do sistema mundial nos distintos setores e em suas múltiplas escalas.

De 14 a 16 de julho, a professora Susana participou do evento “International Conference on Feminist Geographies and Intersectionality: Places, Identities and Knowledges”, em Barcelona, na Espanha. A ocasião foi um encontro entre as geógrafas feministas que fazem parte da Comissão de Geografia e Gênero da União Geográfica Internacional (UGI), como pré-encontro para o 33º Congresso da UGI, que será em agosto em Pequim, na China. O artigo apresentado, “A inserção de mulheres na indústria de construção naval e off-shore em Rio Grande-RS:  a relação com o sindicato”, integra o projeto “O trabalho feminino na Aglomeração Urbana do Sul (AUSUL): diagnóstico e propostas de ações afirmativas no contexto de um mercado de trabalho emergente”, que faz parte da dissertação de mestrado do PPGeo de Andressa Almeida, orientado pela docente.

O projeto recebeu apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretária de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), através de edital publicado em 2012 para seleção de propostas para apoio financeiro a projetos que visavam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, estimulando a produção de pesquisas e estudos sobre as relações de gênero, mulheres e feminismos.

 

Assunto: Arquivo