Trabalhos com foco na prevenção do vírus Zika poderão receber apoio financeiro

O Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC) lançam edital de chamada pública para prevenção e combate ao vírus Zika. Até esta segunda-feira (25), os pesquisadores interessados devem encaminhar o projeto pelo site do CNPq, juntamente com o Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

O edital tem por objetivo o apoio financeiro a projetos que contribuam para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, com foco especial na prevenção, diagnóstico e tratamento da infecção pelo vírus Zika e doenças correlacionadas e no combate ao mosquito Aedes aegypti. A Chamada disponibilizará um total de R$ 65 milhões para as pesquisas, sendo os recursos aplicados em bolsas, custeio e capital.

As linhas de pesquisa são: Desenvolvimento de novas tecnologias diagnósticas; Desenvolvimento e avaliação de repelentes; Desenvolvimento e avaliação de estratégias para controle de vetores em seus vários estágios de desenvolvimento; Desenvolvimento de imunobiológicos; Desenvolvimento de tecnologias sociais e inovação em educação ambiental e sanitária; Inovação em gestão de serviços de saúde, de saneamento e de políticas públicas; Imunologia e virologia; Epidemiologia e vigilância em saúde; Fisiopatologia e clínica.

As propostas serão avaliadas por um Comitê Julgador, formado pelos órgãos financiadores e por um Comitê de Relevância Social, que zelará pela importância do projeto para as políticas de saúde do País, pela aplicabilidade para o SUS e pelo impacto positivo nas condições de saúde da população ou que levem a novos métodos diagnósticos ou terapêuticos.

Mais informações podem ser obtidas no Portal da Saúde.

 

Assunto: Arquivo