CBVU/Prae reforça orientação para vacina contra caxumba

A equipe da Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) informa à comunidade universitária que a Unidade Móvel da Prefeitura do Rio Grande estará, até sexta feira (15), no Largo Dr. Pio aplicando a vacina Tríplice Viral (rubéola, caxumba, sarampo) em todos os interessados.

A doença 

Conforme o Portal Saúde, do Ministério da Saúde, a parotidite infecciosa ou caxumba é uma doença viral aguda de evolução benigna, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, geralmente a parótida e, às vezes, glândulas sublinguais ou submandibulares. O diagnóstico da doença é eminentemente clínico, pois testes sorológicos ou de cultura para vírus não são utilizados na rotina. Cerca de 1/3 das infecções podem não apresentar sintomas.

A transmissão ocorre por via aérea, através da disseminação de gotículas, ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. O período de incubação é de 12 a 25 dias, sendo, em média, de 16 a 18 dias. O período de transmissibilidade varia entre seis a sete dias antes das manifestações clínicas até nove dias após o surgimento dos sintomas. Recomenda-se que pessoas afetadas pela doença devem evitar comparecer à escola ou ao trabalho ou locais com aglomerações durante nove dias após início da doença. Após a infecção aparente, inaparente ou a vacinação, a imunidade é de caráter permanente.

 

Assunto: Arquivo