Segurança pública é tema de reunião na FURG

Questões que envolvem a segurança pública, do campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e dos bairros ao entorno reuniu autoridades na tarde desta quarta-feira (15) na Universidade. O zelo com a comunidade motivou o encontro, tendo em vista a inserção da FURG no contexto social. “A segurança é um assunto abrangente e a Instituição se preocupa com o contexto geral. Não somos uma ilha, não solicitamos atenção exclusiva. Queremos proteção à comunidade universitária e a todos dos bairros que estão em nosso redor”, destaca a reitora, Cleuza Dias.

Durante a reunião, foram debatidos assuntos gerais e discutidas medidas a serem tomadas, que busquem solucionar esse contexto e promovam ações integradas entre a Polícia Civil, Federal e interna do campus. Ficou acordada então, a intensificação do policiamento no campus e nas regiões ao entorno. Será instalada uma câmera de vigilância na guarita de entrada do pórtico, voltada para a rua Nilo Gollo. “Iremos também analisar a possibilidade de instalação de uma outra câmera no início da rua, próximo à RS, tendo em vista que a área não é de responsabilidade da Universidade”, completa Cleuza.

Um Guia de Segurança Pessoal e Patrimonial, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) da Universidade, envolve as atividades preventivas da FURG. O objetivo do material é auxiliar a comunidade com ações para prevenir e reduzir riscos. O Guia, que está sendo entregue a todos e contém instruções para auxiliar a solução de problemas referentes à segurança no campus, sejam elas pessoais ou patrimoniais. “Os vigilantes do campus também estão orientados para repassar informações necessárias para a comunidade”, acrescenta a reitora. De acordo com Cleuza, a FURG dispõe de uma equipe pequena de vigilantes que são servidores, que tem uma atenção especial com a comunidade, acrescida de outra equipe contratada que trabalha em parceria com os servidores e com a mesma dedicação.

O encontro trouxe à tona um alerta à comunidade para que sejam realizados registros das ocorrências. O Delegado da Polícia Civil, Ronaldo Coelho, orienta que todos os casos sejam levados à Delegacia, pois é a partir desses dados que é possível o mapeamento das áreas de risco da cidade, para assim, intensificar o policiamento e a segurança.

Participaram da reunião a reitoria Cleuza Dias, o pró-reitor, Marcos Amarante, o prefeito universitário Jaci Alves, o coordenador de Vigilância e Portaria da Proinfra, Nilo Silva, o delegado da Polícia Civil, Ronaldo Coelho, representantes da Brigada Militar, o delegado da Policia Federal, Gabriel Figueiredo e o superintendente do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Daniel Nascimento.

Leia mais: Nota de esclarecimento sobre segurança na FURG

Leia mais: Reitora da FURG reúne-se com o 6º BPM para discutir ações de segurança

 

Galeria

Assunto: Arquivo