Ato em alusão à tragédia em Orlando acontece na FURG

No início da tarde desta quarta-feira (15) o Grupo de Pesquisa Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas de Identidades, Currículos e Culturas da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), realizou um ato simbólico em alusão à tragédia que ocorreu em Orlando, em 12 de junho. Na oportunidade, estudantes de diferentes cursos da FURG acenderam velas, no Centro de Convivência (CC), em homenagem aos mortos.

De acordo com o coordenador do Grupo, Marcio Caetano, o ato teve como objetivo não esquecer situações de violência que ocorrem no mundo. "A gente teve o episódio da menina que foi violentada, agora 50 assassinados na boate, os 60 cristãos que foram assassinados no Oriente Médio", exemplifica o coordenador. Para ele, a ação marcou a necessidade de uma reflexão sobre a situação que o mundo vive. 

O estudante de Pedagogia Luiz Otávio Borges participou do ato e também exemplificou a ação. "Foram 50 mortos lá, mas aqui, de acordo com a Organização Não Governamental Gays da Bahia, a cada 28h uma pessoa LGBT morre no Brasil", conta. Para ele, a abordagem do assunto é necessária para que a população enxergue a violência que também ocorre no país.

Na quinta-feira (16), junto ao evento Cine Debate realizado pelo Chá das Cinco com a Pedagogia, o assunto voltará a ser debatido. "Queremos chamar atenção para o embate entre os sujeitos que querem seu estilo de vida e a força conservadora que utiliza a violência para controlar as pessoas", afirmou o coordenador do grupo Nós do Sul sobre a inserção do assunto no evento.

Leia mais: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=27758 

O Nós do Sul é um grupo de pesquisa composto por doutores, mestres e graduandos que trabalham com as áreas de gênero, sexualidade, educação, cultura e seus desdobramentos com a classe e raça que produziram corporalidades/identidades. 

Saiba mais

O ato foi motivado em alusão à tragédia que ocorreu em 12 de junho, data em que se comemora o Dia dos Namorados no Brasil, e foi marcada, este ano, pela notícia de um ataque em Orlando, nos Estados Unidos, a uma casa noturna voltada ao público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Um homem matou 50 pessoas que estavam no local e morreu após troca de tiros com a polícia no local, segundo informações divulgadas pela imprensa internacional.

 

Galeria

Assunto: Arquivo