Fórum reúne acadêmicos e autoridades para debater assuntos estudantis

Carolina Silveira

imprensa@furg.br

A partir de uma demanda oriunda dos estudantes, foi realizado nesta segunda-feira (13), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) o 5º Fórum de Assuntos Estudantis. A atividade, que é promoção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) em parceria com demais Pró-Reitorias, reuniu a reitora, pró-reitores, docentes e acadêmicos a fim de discutir assuntos relacionados à Política de Assistência Estudantil e esclarecer pautas da comunidade universitária.

A programação do Fórum iniciou na manhã com a apresentação de dados e detalhamento sobre a Política de Assistência Estudantil, feita pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis Vilmar Pereira, a composição orçamentária da Universidade, sob responsabilidade do pró-reitor de Planejamento e Administração Mozart Martins, e obras e procedimentos sobre a infraestrutura da FURG, que ficou a cargo do pró-reitor de Infraestrutura Marcos Amarante.

Na abertura, a reitora da FURG, Cleuza Dias, destacou a importância de espaços como esses, que proporcionam socialização de conhecimento e ajudam a construir encaminhamentos. “Devemos buscar com todos a qualificação de nossos encaminhamentos sobre a assistência estudantil. Além de apresentar e esclarecer essas questões, é importante ouvir”, ressalta. A partir deste encontro, a reitora espera que possam ser promovidas demandas necessárias e de qualidade sobre a assistência.

O objetivo do fórum, segundo Pereira, é promover um espaço democrático de escuta da comunidade estudantil e proporcionar um ambiente para desenvolvimento de futuras ações, com assuntos que envolvem os processos formativos do estudante, sob a ótica do Programa de Desenvolvimento do Estudante (PDE), em consonância com o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). “Atendendo a uma solicitação dos estudantes, buscamos, com esse evento, ampliar a transparência das nossas ações e gestão, com a prestação de contas, mostra de dados e informações sobre as políticas estudantis da FURG”, explica. Em sua fala, o pró-reitor apresentou estatísticas referentes aos auxílios e benefícios que os estudantes recebem, mas também focou na qualidade dos serviços e espaços que foram aprimorados ao longo da gestão. 

Atualmente, aproximadamente 24% dos estudantes recebem algum tipo de auxílio, num universo de 11 mil acadêmicos na FURG. Em casos de alunos que tiveram sua solicitação indeferida, o pró-reitor destacou os principais motivos, que envolvem problema em documentação ou renda, falha no desempenho pedagógico ou ser a segunda graduação do candidato. Pereira exemplifica, mostrando que os inscritos no edital para auxílio permanência que não obtiveram esse benefício, foram contemplados com outro.

Para 2016, o pró-reitor ressalta algumas atividades que têm planos para desenvolvimento, com vistas na manutenção e qualificação das ações, com destaque para a implementação de uma Central de Estágio, consolidação da parceria com o curso de Educação Física, para desenvolvimento de projetos que visam a saúde dos acadêmicos, e inauguração do Restaurante Universitário 2. “Envolvem nossas ações a publicação de um livro sobre as Ações Afirmativas, ainda esse ano, e a organização de uma publicação sobre a Acolhida Cidadã”, completa.

Em sua fala, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Mozart Martins, detalhou o orçamento da Universidade, com foco em programas que envolvem a assistência estudantil e o Pnaes. “Nosso orçamento é definido anualmente e está vinculado a uma Lei Orçamentária da União. Os recursos são aprovados no Congresso Nacional e algumas verbas têm destinação própria para aplicação, sem possibilidade de negociação”, explica. Em 2016, a FURG dispõe de um orçamento total de aproximadamente R$ 12,12 milhões, voltados para assistência estudantil, que envolve verbas do Pnaes, Programa Incluir e recursos institucionais.

No funcionamento, composição e atuação da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), o pró-reitor Marcos Amarante focou sua fala. Na apresentação, Amarante apresentou também o mapeamento do campus da FURG, com destaque para as obras que estão em andamento, estrutura e planos futuros. O projeto de mobilidade, urbanização e segurança foi destaque, com ações que estão em andamento par aprimorar esse cenário. “Além das ações internas que desenvolvemos, precisamos contar com o apoio de entidades municipais e já estamos nos mobilizando, como, por exemplo, para a promoção de reuniões com autoridades”, complementa. 

Na parte da tarde o Fórum contou com Grupos de Trabalhos (GTs), para discussão mais detalhada das seguintes temáticas: Segurança; Auxílio pré-escola e creche na Universidade; Ações afirmativas e igualdade racial; Institucionalização dos Fóruns; Esporte, lazer e cultura; e Procedimentos Gerais. Para encerrar a programação, será realizada, às 18h, uma discussão dos resultados dos GTs, para organizar os encaminhamentos adequados.

 

Assunto: Arquivo