Grandes nomes da Medicina brasileira estão no Fórum do Aparelho Digestivo

O 6º Fórum Sul-Riograndense do Aparelho Digestivo foi aberto na noite de quinta-feira (19) na área acadêmica do campus Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O Fórum discute os conhecimentos e avanços na área da Gastroenterologia e comemora os 50 anos do curso de Medicina da Universidade. Até o meio-dia deste sábado (21), profissionais de renome nacional e internacional, que atuam nesta especialidade médica, estarão palestrando no evento. A Orquestra Rossini, patrimônio artístico e cultural rio-grandino, fez apresentação de abertura do evento.

A Associação Turma Médica (ATM 2018) coordena o Fórum, sob orientação do professor Antonio Sparvoli, que falou na abertura, do orgulho de conseguir fazer um evento deste porte, num momento turbulento do Brasil e que se trata de um momento de aprendizado e celebração, marcando o amor à ciência e ao ensino. "Como nossos mestres nos ensinaram, hoje passamos aos nossos alunos a sede do saber, o compromisso e a responsabilidade com a comunidade, que nos faz querer manter-nos sempre atualizados", disse Sparvoli. 

Representando a reitora Cleuza Dias, que retornava de Brasília após encontro entre reitores das universidades federais, a diretora da Faculdade de Medicina, Isabel Oliveira Netto, elogiou a iniciativa dos acadêmicos que pensaram e organizaram o fórum e destacou que, dos mais de 2,1 mil médicos formados pela Medicina da FURG, tem muita alegria em ver o grande número de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente e que pelo menos quatro deles são palestrantes no Fórum Sul-Riograndense de Gastroenterologia.

Programação - A parte científica do fórum foi aberta pelo doutor em Hepatologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Paulo Almeida, médico do Ministério da Saúde e do Hospital Conceição, fazendo uma Análise do Atual Protocolo Brasileiro para Tratamento da Hepatite C. Após, "Transplante Hepático: Quando Encaminhar" foi o tema do também doutor em Hepatologia Alfeu Fleck, atuante no Hospital Moinhos de Vento e Santa Casa de Porto Alegre.

Cláudio Marroni, doutor em Gastroenterologia e professor associado da UFCSPA, falou sobre "Tratamento da Hepatite C e Transplante Hepático: Tratamento Pré ou Pós?". E a doutora em Patologia Gabriela Coral, membro do Serviço de Gastroenterologia Clínica e Cirúrgica da Santa Casa de Porto Alegre, discorreu sobre "Diagnóstico Diferencial dos Nódulos Hepáticos". A noite de abertura encerrou com coquetel de confraternização.

Veja aqui a programação completa.

 

Galeria

Assunto: Arquivo