Seminário discute ambientalização curricular na FURG

Para debater sobre a incorporação da dimensão ambiental nos cursos de graduação, o Programa de Formação Continuada na área Pedagógica (Profocap) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promove, na manhã de terça-feira (17), o Seminário de Ambientalização Curricular – Potencialidades e Desafios, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro e Oceânico (Cidec-Sul). Durante o evento, é discutida a integração da sustentabilidade nos currículos de graduação e pós-graduação e nas ações de capacitação dos servidores.

A iniciativa de discutir junto à comunidade sobre ambientalização curricular, para a reitora da FURG, Cleuza Dias, colabora com o fortalecimento da identidade institucional, voltada à sua posição territorial, aos ecossistemas costeiros e oceânicos; e aponta para a necessidade de o conhecimento produzido seja apropriado pela comunidade. "A nossa universidade carrega a sua vocação desde a sua origem. Precisamos efetivar e envolver toda a comunidade nessa grande responsabilidade que é fazer jus à nossa vocação", destaca. Em seu trajetória de atuação, a Universidade tem como marcos históricos na área ambiental a criação dos cursos de Ciências Biológicas e Oceanologia, em 1970; o mestrado (1978) e doutorado (1992) em Oceanografia Biológica. Atualmente, a FURG é a única Instituição do País a oferecer mestrado e doutorado em Educação Ambiental.

Na abertura do Seminário, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, proferiu a palestra "Política Ambiental, Sistema de Gestão Ambiental e Ambientalização Curricular: Construções Coletivas Institucionalizando a Sustentabilidade na FURG", que contextualizou o tratamento das questões ambientais na Universidade: a criação dos primeiros cursos de graduação e pós-graduação na área; as licenças ambientais de operação nos campi; o gerenciamento de resíduos perigosos; o processo de construção da política ambiental, aprovado em 2014 pelo Conselho Universitário (Consun); e a implementação da Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga). "Essa trajetória é o que permite com que façamos toda uma base para discussão curricular", diz, ao ressaltar a necessidade de construção coletiva do processo de ambientalização.

A atividade, mediada pela professora do Instituto de Educação (IE), Elisabeth Schmidt, contou também com a participação dos professores Dione Kitzmann e Carla Crivellano. A programação do evento incluiu a realização de Grupos de Trabalhos (GTs) e o uma plenária, para encerramento e apresentação dos encaminhamentos e síntese dos GTs para o estabelecimentos de estratégias no âmbito das Unidades Acadêmicas e da Instituição. Para a pró-reitora de graduação da FURG, Denise Martinez, o tema é de muita importância para a Universidade pela sua função social formativa: "Enquanto FURG, produtores do conhecimento e formadores de recursos humanos, temos a responsabilidade de formar estudantes geradores de valores e de ações socioambientais", explica.

 

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