Proinfra conclui e implanta importantes projetos focados em efluentes e arborização

Objetivando qualificar o ambiente do campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) está em fase de conclusão de dois projetos ambientais de destaque: “Coleta e Destinação de Efluentes” e o “Projeto de Arborização”. Os projetos integram o Plano de Qualificação Ambiental do campus e algumas etapas já estão em fase de implantação, sendo executadas ou em andamento. “Esses projetos qualificarão de forma significativa o ambiente institucional”, destaca a diretora de Obras da FURG, a arquiteta Rita Veiga.

O Plano de Qualificação Ambiental foi discutido e apresentado à comunidade acadêmica durante o “3º Workshop Sustentabilidade na Universidade: Avanços e Desafios na Gestão Ambiental da FURG”, realizado em 15 de maio de 2015. O workshop consolidou a Política Ambiental da FURG e o zoneamento ambiental do campus.

Projeto de Coleta e Destinação de Efluentes

Com Licença de Instalação emitida em dezembro de 2015 e também em fase de conclusão, encontra-se o projeto executivo de Coleta e Destinação de Efluentes do campus Carreiros. Oriundo de Termo de Cooperação entre a Corsan, a FURG e a Prefeitura Municipal, o projeto prevê a implantação aproximadamente 10 mil metros de redes de coleta de esgoto, que interligarão os mais de 100 prédios do campus ao emissário pressurizado que leva o efluente do município à Estação de Tratamento Navegantes. 

A estratégia técnica acertada entre os três entes foi a substituição de uma Estação de Tratamento específica para atender o campus Carreiros por uma Estação Elevatória Final (EBE) a qual se interligará à rede do campus. “A rede interna prevê também sete estações de bombeamento que pressurizarão a coleta de esgoto, tendo em vista a característica topográfica do município com baixíssimas diferenças de nível, o que dificulta o transporte dos efluentes por simples gravidade”, explica Rita.

Todas as elevatórias contarão com proteção contra falta de energia elétrica (geradores) e sistemas de diminuição de riscos de entupimento (gradeamentos). O grande salto em qualidade ambiental do projeto, é que permitirá ao município a antecipação do plano municipal de saneamento em mais de dez anos. “Ainda que o campus conte hoje com mais de 100 prédios e uma população transitória em torno de 20 mil pessoas, os bairros do entorno (que envolve em média 50 mil habitantes) ainda não possuem sistema de coleta. Todavia, poderão facilmente ser interligados ao sistema e isso fará com que o ganho ambiental em despoluição de corpos hídricos seja muito mais significativo” explica. 

O projeto foi dividido em duas partes: a de rede interna e das estações elevatórias foi desenvolvido pela equipe da Diretoria de Obras, sob a coordenação do engenheiro Elias Dummer e conta com o apoio da professora da Escola de Engenharia (EE) Cristina Goularte; a Estação Elevatória Final (EBE) foi desenvolvida pela Corsan, pela equipe da Superintendência de Projetos, coordenada pelo engenheiro Carlos Machado, apoiado pela equipe de operação de Rio Grande, sob o comando do engenheiro Hélio Alvarez.

Projeto de Arborização

O projeto prevê a supressão gradual das árvores exóticas e prejudiciais ao ambiente nativo do campus, em especial, o Pinus elliottii e alguns exemplares específicos de acácias e eucaliptos. Em contrapartida, está prevista a implantação de cerca de 5 mil mudas de espécies nativas em áreas já urbanizadas ou com previsão de urbanização. Serão criadas também áreas de transição de uso com a comunidade, como um Parque Linear, vizinho à Vila Maria. 

Já se encontra em operação a elaboração de uma praça, localizada em frente ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - Caic, junto ao bairro Castelo Branco. O espaço já disponibiliza ao uso da comunidade, ainda que nos espaços internos à FURG, quadras poliesportivas, passeios, bancos e mais de 200 mudas de vegetação nativa. 

Os estudos que fundamentaram o diagnóstico ambiental do campus permitiram a elaboração de um zoneamento ambiental que privilegia as Áreas de Preservação Permanente e prevê a urbanização de algumas áreas com bosques de pinus, conforme preconiza a licença ambiental. “Desta forma, áreas ainda não ocupadas serão destinadas à consolidação de áreas úmidas, proporcionando uma significativa qualificação ambiental ao campus Carreiros e ao ambiente municipal do entorno. Buscamos tornar o espaço uma referência como lugar socioeducativo e coerente com sua missão e vocação educacional”, completa.

Três unidades da Proinfra estão envolvidas neste projeto: Diretoria de Obras, Coordenação de Gestão Ambiental e Prefeitura Universitária, através da unidade do Horto. A comissão de projetos é coordenada pelas arquitetas Daniele Faria e Anelise Ferrari, sendo composta também pela engenheira agrônoma Angélica Lopes, o biólogo Paulo Mattos e o engenheiro Elias Dummer. O projeto recebeu contribuição também do professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) Ubiratã Jacobi, além outros profissionais técnicos e professores da FURG.

 

Galeria

Coleta e Destinação de Efluentes

Coleta e Destinação de Efluentes

Assunto: Arquivo