Comunidade pomerana é foco de reunião na FURG

Com foco no desenvolvimento acadêmico e regional das comunidades pomeranas de São Lourenço do Sul (SLS), foi realizada uma reunião, nesta segunda-feira (10), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Participaram do encontro a reitora da FURG, Cleuza Dias, o professor e coordenador do Núcleo Educamemória, Carmo Thum, o deputado estadual Zé Nunes, a pró-reitora de Extensão e Cultura Lucia Anello, a secretária de Educação, Cultura e Desporto de SLS, Fernanda Bork, e representantes de escolas municipais. Na oportunidade, Thum trouxe à tona questões regionais dos povos pomeranos, a fim de incentivar políticas afirmativas universitárias.

A atuação do Núcleo Educamemória, vinculado ao Instituto de Educação (IE) da FURG, foi aprimorada, de acordo com Thum, pelo incentivo do deputado, com a participação em assembleias e audiências públicas em quatro municípios da Região Sul. “Com essas atividades foi possível que nosso trabalho ficasse mais próximo da comunidade e que ampliássemos nossas pesquisas”, ressalta. Thum explica que a história dos povos pomeranos tem sido registrada pela narrativa do presente e a memória, do passado, está sendo escrita recentemente com o auxílio das pesquisas promovidas pelo Núcleo. Atualmente o Educamemória registrou 1.886 auto-declarados pomeranos na região sul do Rio Grande do Sul.

Na reunião foram entregues documentos e resultados parciais obtidos pelo Núcleo sobre a comunidade pomerana da Serra dos Tapes. “Nossa sugestão é a ampliação e discussão de políticas públicas institucionais para inclusão de povos tradicionais nas ações afirmativas ofertadas pela FURG”, diz Thum e destaca a integração de, além dos povos pomeranos, também de ciganos, pescadores artesanais, dentre outras comunidades. “Esses dados são fundamentais para podermos avançar nas diversas ações junto às comunidades tradicionais”, ressalta Cleuza. A discussão de novas políticas dá a oportunidade, segundo a pró-reitora, de desenvolver planejamento de ações, por exemplo, no campus da FURG em São Lourenço do Sul.

A FURG já desenvolve várias ações, a partir da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc), em conjunto com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), com estudantes indígenas e quilombolas, com um processo de integração no contexto acadêmico, com respeito às características culturais peculiares de cada comunidade. 

Assuntos relacionados ao desenvolvimento curricular da temática pomerana também foram abordados na reunião com a apresentação das atividades desenvolvidas pelos estudantes das escolas municipais locais, com foco nos resultados da inclusão curricular da temática.

 

Galeria

Assunto: Arquivo