Colóquio de Matemática da Região Sul inicia nesta segunda-feira, 2, e debate formação e didáticas

Carolina Silveira

imprensa@furg.br

A quarta edição do Colóquio de Matemática da Região Sul iniciou na tarde desta segunda-feira (2) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a programação se estende até sexta-feira (6). O evento busca estimular a formação de recursos humanos em Matemática e qualificar profissionais da área, além de propiciar aos estudantes e professores uma visão ampla da disciplina e suas aplicações. 

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG. Ao longo da semana, o Colóquio apresenta uma programação variada, com conferências, mesas redonda, palestras, que visam difundir temas atuais de pesquisa de forma acessível, minicursos, apresentação de pôsters e sessões técnicas.  Na segunda-feira (2) a programação foi aberta às 15h, com uma cerimônia de lançamento e após foi realizada a palestra sobre “A matemática da transição de fases”, proferida pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Bissacot.

O primeiro dia de evento reuniu dezenas de participantes, a maioria estudantes de graduação em Matemática, de bacharelado e licenciatura, e representantes da comunidade de professores da Região Sul. Na abertura do evento, a reitora da FURG, Cleuza Dias, destacou a importância da realização de eventos como esse: “É um orgulho receber eventos que tratem dessa temática. A Matemática é um conhecimento básico para outras ciências e ainda é um desafio na escola básica”, ressalta. A reitora também destacou a importância da construção de didáticas atualizadas para a atuação na educação infantil.

Segundo a coordenadora local do evento e docente da FURG, Cinthya Meneghetti, o Colóquio é uma oportunidade única para os estudantes conhecerem diferentes áreas da matemática e despertar a sua curiosidade para estudá-las. Para os demais públicos, Cinthya ressalta que é uma maneira de entender um pouco mais como é a pesquisa em matemática. “Docentes e pesquisadores da disciplina em ensino superior, encontram no evento uma oportunidade de apresentar seus trabalhos para fomentar assim a criação de grupos de pesquisa”, completa.

Integram a programação também minicursos, dirigidos aos acadêmicos de graduação ou recentes ingressos de pós-graduação, que visam dar uma formação adicional àquela recebida nos cursos de graduação e complementar, assim o conhecimento dos participantes, propiciando uma visão mais ampla das diversas áreas da Matemática. Essa atividade envolve apresentações orais e palestras e tem como tema: álgebra; álgebra linear; geometria diferencial; topologia; equações diferenciais; estatística; probabilidade; ensino de matemática; análise numérica; física matemática; e matemática aplicada. 

A programação desta segunda-feira (2) contou também com atividades culturais, com a apresentação de voz e violão de William Tavares e do Grupo de Dança de Salão da professora Raquel Pereira. As apresentações eram gratuitas e abertas à comunidade.

Segundo Cinthya, o evento busca também despertar o interesse de estudantes para a pesquisa e o ensino da Matemática e promover a integração de acadêmicos de diversas universidades. “Além disso, queremos divulgar projetos de iniciação científica desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino e pesquisa e construir redes de pesquisa, promovendo a integração regional”, completa.

A programação completa do Colóquio e mais informações estão disponíveis no site http://www.sbm.org.br/coloquio-sul-4.

 

Galeria

Assunto: Arquivo