Sessão solene marca os 50 anos do curso de Medicina da FURG

Tammie Faria Sandri

tammiefaria@furg.br

Uma semana de atividades reúne docentes, técnicos, alunos e ex-alunos para celebrar os 50 anos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Desde segunda-feira (18), a 23ª Semana Acadêmica do Curso de Medicina (Samed) debateu temas alusivos à data e na manhã desta sexta-feira (22) uma sessão solene lotou o Anfiteatro Vicente Pias, Campus Saúde. Marcando o reencontro entre diferentes gerações, a manhã foi de homenagens aos que fizeram e fazem diariamente a história da Medicina na Instituição, especialmente, ao próprio curso, instituições, primeiros docentes e técnicos-administrativos e alunos da primeira turma graduada pela Faculdade de Medicina (Famed/FURG). As festividades seguem durante a noite, com coquetel e baile na Sociedade Amigos do Cassino, às 20h30.

Durante a solenidade, a diretora da Famed/FURG, Isabel Cristina de Oliveira Netto, lembrou que a primeira aula do curso ocorreu em 24 de abril. “Estamos todos de aniversário, precisamos realmente festejar. A comunidade rio-grandina desejou um curso de Medicina, ideia acolhida por um grupo de pessoas atuantes da cidade. Uma das células fundamentais da FURG, seu nascimento antecede ao da Universidade.”, rememorou. Para a professora, são cinco décadas de fatos marcantes, nas quais o ensino médico passou por transformações, até chegar a um modelo integral em que professores e alunos compartilham o conhecimento. “Nesses 50 anos, o curso de Medicina formou 2.700 médicos tecnicamente competentes e que levam a qualidade da Medicina da FURG para vários lugares”, ressaltou.

O prefeito municipal Alexandre Lindenmeyer agradeceu ao retorno que o curso tem dado à cidade. “Rio Grande está representada por aqueles que aqui se formaram e exercem a Medicina nos mais variados cantos do país e até fora do país, contribuindo para a saúde do nosso povo”, afirmou. A reitora da FURG, Cleuza Dias, classificou as comemorações como um “momento ímpar para mantermos a nossa memória. Somos uma jovem Universidade e carregamos uma grande história, que se confunde com a de grandes visionários”.

Também integraram a mesa de honra da sessão solene, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, a presidente da Fundação Cidade do Rio Grande, Elizabeth Tellechea, o presidente da Sociedade de Medicina do Rio Grande (Somerig), José Carlos dos Santos, a superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Rio Grande (Ebserh-Rio Grande), Helena Vaghetti, a coordenadora do curso de Medicina, Marilice Gomes da Costa, o presidente do Diretório Acadêmico Francisco Martins Bastos, Vinícius Conejo, e a representante da comissão organizadora do cinquentenário, Jussara Maria Silveira.

LIVRO – O encerramento da solenidade contou com o lançamento e sessão de autógrafos do livro História do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande (1966-2016), da professora Aída Bortheiry Meirelles. Em dois volumes, a obra relembra e homenageia docentes, alunos, técnicos e parceiros que, ao longo do tempo, construíram e mantêm a Faculdade de Medicina da FURG com padrão de qualidade reconhecido nacionalmente.

A autora dedicou-se ao curso de Medicina durante 32 anos e à preservação da memória da Universidade, como integrante e ex-presidente do Núcleo de Memória (Nume/FURG).

 

Galeria

Entrega de placa comemorativa, pela reitora. para a coordenadora do curso e a diretora da faculdade

Entrega de placa comemorativa, pela reitora. para a coordenadora do curso e a diretora da faculdade

Assunto: Arquivo