CCMar e escolas do Rio Grande recebem doação de mais de 100 mil unidades de material escolar

Mais de 21 mil alunos da rede municipal do Rio Grande foram contemplados, nesta quarta-feira (20), com a doação de material escolar, pela Celulose Riograndense. A entrega aconteceu no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) e totalizou 20 mil cadernos e 90 mil folhas de papel offset no formato A-4. A Secretaria de Educação do Município fará agora os repasses às escolas. Na ocasião, o CCMar também recebeu a doação de 300 cadernos.

A doação integra o Projeto Educação da empresa e de acordo com o Diretor de Relações Institucionais da Celulose Riograndense, Francisco Bueno, os municípios beneficiados pelo projeto estão diretamente ligados ao processo produtivo da empresa, seja através das florestas de eucalipto, seja através do porto, como é o caso de Rio Grande. “Aqui está o nosso porto, onde saem os produtos para os outros mercados”, explica. Estiveram presentes na entrega da doação a a Secretária de Educação Adjunta do Município, Neci Bandeira, representantes da Sagres Agenciamentos Marítimos, Fundação Cidade, Porto de Rio Grande e de Pelotas.

O diretor do Complexo de Museus da FURG, Lauro Barcellos, agradeceu e saudou a doação. “Sem apoio não conseguiríamos ir a lugar nenhum. Com esses materiais, nossos alunos poderão preencher as páginas em branco com conhecimento e estudo”, explica. Anualmente o Centro recebe 300 alunos entre 14 e 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental, principalmente aqueles provenientes de comunidades carentes do município. Segundo Lauro, um dos objetivos do Centro é de motivar uma transformação que encaminhe os acadêmicos a uma participação solidária e fraterna.

A cada edição do Projeto Educação, as capas dos cadernos são produzidas a partir de diferentes temáticas que retratam a história e a cultura do Rio Grande do Sul. Em 2016, a empresa desenvolveu capas alusivas aos principais projetos sociais em que está envolvida e que se relacionam aos hábitos e culturas regionais: o projeto Mel de Eucalipto, que possibilita que apicultores utilizem as plantações de eucalipto manejadas pela empresa para a produção de mel; o projeto Fábrica de Gaiteiros, que desperta o interesse de crianças e jovens pelo acordeão diatônico, ensinando-os a confeccionar os instrumentos e a tocá-los, acompanhados de perto pelo gaiteiro Renato Borghetti; e a campanha Floresta é Vida, que promove oficinas e atividades de educação ambiental e investe em melhorias nas instalações físicas das instituições.

Todas as escolas do município e o CCMar receberam também a doação do livro “História ilustrada do Rio Grande do Sul”, organizado por Elmar Costa e Ricardo Schmitt. A obra é uma compilação atualizada e revisada dos fascículos que foram publicados dominicalmente no Jornal Zero Hora sobre a história do Estado e teve sua publicação incentivada pela Celulose Riograndense.

 

Galeria

Assunto: Arquivo