Comunidade Guarani Mbya realiza apresentação e comercializa artesanatos na FURG 

A comunidade Guarani Mbya, com aldeia de Estiva, localizada em Viamão-RS, realizará apresentação e comercialização de artesanatos no Centro de Convivência (CC) no campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), na segunda-feira (18), das 9h às 16h30. A iniciativa integra o projeto “Abril Indígena – 516 anos de cultura e resistência”, organizado pelo Executivo Municipal através da Coordenadoria da Saúde da População Indígena da Secretaria da Saúde (SMS), com o apoio da FURG. Na ocasião, a comunidade realizará também arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão levados até sua aldeia.

Desde quarta-feira (13), a Sala Multiuso da Prefeitura Municipal apresenta a exposição de artesanatos produzidos pelos povos Guarani e Kaingang. O horário de visitação é das 13h30 às 18h e estará disponível até 30 de abril. Além da exposição, os povos indígenas realizarão apresentações culturais durante este mês nas escolas das redes Municipal e Estadual de Ensino e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Hidráulica. 

A ideia do projeto iniciou em 2014 após a observação de um grande número de violações aos direitos dos povos indígenas, bem como uma forma de divulgar a cultura indígena à comunidade rio-grandina. Desde 2010, a FURG conta com estudantes indígenas que ingressam via Processo Seletivo Específico e realiza políticas de ações afirmativas que reforçam o compromisso da FURG, além do ingresso para uma permanência efetiva. 

Em 2013, a Universidade criou o programa de Ações Afirmativas (Proaaf) em substituição ao Programa de Ações Inclusivas (Proai), com a finalidade de promover a democratização do ingresso e permanência de estudantes oriundos de escola pública, indígenas, quilombolas e estudantes com deficiência, nos cursos de graduação. Atualmente a universidade conta com a presença de 31 estudantes indígenas, 31 estudantes quilombolas e aproximadamente 130 pessoas com deficiência.

 

Assunto: Arquivo