Cidec lotou na quarta-feira, 30, para palestra sobre Educação

O Cidec-Sul ficou lotado na noite desta quarta-feira, 30, para assistir à palestra do professor da Unicamp Carlos Rodrigues Brandão. A roda de conversa "Um Outro Olhar sobre o Ofício de Educar" foi parceria entre FURG (por meio do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - Profocap e o Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA do Instituto de Educação) e a Secretaria de Educação (Smed) da Prefeitura Municipal do Rio Grande.

A abertura foi feita pela reitora Cleuza Maria Sobral Dias e pelo secretário de Educação, André Lemes da Silva, que saudaram o palestrante por seu currículo e atuação na Educação, que o transformaram em um dos principais nomes ligados à Educação no país, com inúmeras titulações de várias universidades no Brasil e exterior. Participaram também da abertura a diretora pedagógica a Pró-Reitoria de Graduação Michele Protásio e o coordenador do PPGEA Carlos Machado. A palestra e o autor foram apresentados pela professora Elisabeth Brandão Schmidt, do IE/FURG.

Com origens familiares em São José do Norte, a palestra do professor começou com emoção, falando do livro "Viver em Ilhas", organizado por orientada de Carlos Brandão a pedido do educador, que incluiu um artigo a respeito do município vizinho, "embora não seja uma ilha, para marcar as lembranças da vila onde minha mãe viveu até os 17 anos". O público, formado por professores da rede básica e da Universidade, aplaudiu fervorosamente quando Brandão rejeitou os títulos apresentados: "sou professor, este é o único título de valor que tenho. Todo o resto são penduricalhos que temos ao longo da vida."

Para Brandão, que foi colega do educador Paulo Freire nas pesquisas sobre Educação realizadas na Unicamp, a educação tem que partir de uma reflexão transgressora e transdisciplinar. Ele entende que não se pode educar, em especial fazer educação ambiental, sem um amplo processo democrático, em que os parâmetros de qualidade de vida deixem de ser aqueles preconizados pelo marketing e propaganda , para dar lugar ao que realmente importa: vida saudável sem agredir o mundo à volta. "Colocar-se a serviço do outro", esta é a função do educador, que precisa pensar sobre sustentabilidade, trazendo um horizonte de esperança ao educando. Carlos Brandão sonha, entre outras coisas, com uma escola que premie não somente os alunos "CDFs", mas também os mais cooperativos.

 

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