Oficina de Agricultura Urbana é realizada no Café Cultural

Jandré Batista

jandrecorrea@furg.br

A programação da Café Cultural da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) traz nesta terça-feira (29), das 16h30 às 18h, uma oficina de agricultura urbana. O objetivo é demonstrar que, em pequenos espaços, é possível cultivar uma horta orgânica, com o plantio em vasos e em garrafas PET, entre outras alternativas. A atividade, intitulada "Plantio de Espécies Trepadeiras e Espinhosas: como delimitar canteiros com materiais orgânicos e espécies dificultadoras", será ministrada pelo acadêmico Marcus Negri, no espaço de circulação entre o Restaurante Universitário (RU) e o Centro de Convivência, no campus Carreiros.

A proposta do Café Cultural, de acordo com a diretora de extensão, Lúcia Nobre, é oportunizar um espaço para que a comunidade possa socializar o que produz nas áreas de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura. O espaço iniciou em julho de 2015, promovendo oficinas e encontros dos movimentos sociais. "O Café Cultural conseguiu mostrar para a Universidade o que ela mesmo produz. A Universidade produz muito e divulga pouco", avalia.

Com a estruturação da horta orgânica no quiosque, por meio da oficina de agricultura urbana, a intenção é de que o grupo assistido pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da FURG, o "Delícias Solidárias", que comercializa produtos orgânicos no quiosque do Café Cultural, seja beneficiado. As verduras cultivadas na horta poderão ser aproveitadas pelo grupo para a produção de alimentos.

A promoção é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio das Diretorias e Arte e Cultura (DAC) e de Extensão (Diex). Para as próximas atividades, estão previstas oficinas de fotografia, grafite e stencil. Interessados em compartilhar a sua produção no Café Cultural devem entrar em contato pelo endereço diex@furg.br

 

Assunto: Arquivo