Comunidade da FURG discute diretrizes curriculares no Fórum das Licenciaturas

A discussão das novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores de Educação Básica e suas implicações nos currículos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) são o tema desta etapa do Fórum das Licenciaturas que acontece hoje (16), no Cidec-Sul. A última edição, no ano passado, tratou de uma retrospectiva histórica das diretrizes, enquanto este encontro e outros que estão sendo programados para este ano pretendem discutir o teor das novas orientações e avaliar o alinhamento dos currículos dos cursos de licenciatura da FURG com as mudanças.

A Pró-Reitora de Graduação em exercício, Silvana Zasso, abriu o evento ressaltando a importância do Fórum e dos demais encontros programados para a avaliação de como estão os percursos formativos da Universidade em relação às novas orientações curriculares. Ela explicou que as mudanças nas diretrizes são pertinentes porque trazem o propósito de que, desde o inicio da formação, o estudante de licenciatura tenha conteúdos e disciplinas que foquem na docência. Os currículos dos cursos precisam, portanto, passar a permitir que o estudante aprenda os conteúdos específicos da sua área e como ensinar este conteúdo da melhor forma na futura atuação docente.

Atualmente, a FURG tem mais de dez cursos de licenciatura em diferentes áreas do conhecimento. A reitora da Universidade, Cleuza Dias, destacou o compromisso da Instituição com a formação dos professores e o histórico de discussão permanente do tema dentro do ambiente acadêmico. Ela lembrou que um dos primeiros programas de formação de professores dentro da política nacional de qualificação da educação foi o Prodocência, criado no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), que resultou na criação do Laboratório de Ensino e Prática Docente (LEPD), cumprindo importante papel no apoio aos estágios curriculares dos cursos de licenciatura.

O objetivo é que os trabalhos de discussão das novas diretrizes continue durante o primeiro semestre deste ano e, ao longo do segundo semestre, seja levado aos cursos de licenciatura para, como resultado final, ocorrerem as modificações necessárias nos currículos. "Não tenho dúvida de que, com este trabalho, que é coletivo, cuidadoso e responsável, dos nossos professores, técnicos e estudantes, este fórum será mais um passo para buscarmos as melhores alternativas para avançar nos currículos”, destacou Cleuza.

Programação

Após a abertura, o Fórum teve a palestra da professora do Instituto de Educação da FURG, Suzane Vieira. O tema foi “Os Currículos dos Cursos de Licenciatura da FURG frente aos desafios das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada em Nível Superior de Profissionais do Magistério para a Educação Básica”. Suzane levantou uma série de questionamentos e explicou dados históricos importantes para as discussões que se abrem logo depois e para as proposições elaboradas nos grupos de trabalho, à tarde.

 

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