Fórum sobre ciclo mobilidade é realizado na FURG nesta quinta-feira, 10

Carolina Silveira

imprensa@furg.br

O uso da bicicleta como meio de transporte, suas vantagens e consequências para o meio ambiente, sociedade rio-grandina e desenvolvimento pessoal nortearam as discussões do 1º Fórum Extremo Sul de Ciclo Mobilidade, realizado nesta quinta-feira (10), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O evento reuniu, durante a manhã e tarde, autoridades estaduais e locais, ativistas, acadêmicos e a comunidade rio-grandina, a partir da promoção de ciclos de conversas sobre as temáticas.

O mote do fórum foi “História, Cultura e a Evolução sobre duas rodas” e apresentou uma programação organizada por uma equipe multidisciplinar. Psicólogos, ativistas, biólogos, jornalistas e professores compartilharam seus conhecimentos, a fim de traçar um panorama geral sobre a bicicleta e os diversos aspectos que envolvem a mobilidade e a inserção do veículo na rotina social.

“A bicicleta, além de representar um meio de transporte limpo, que não agride ao meio ambiente, também propicia a realização de exercícios físicos, que beneficiam a saúde. Devemos repensar e mudar a cultura da sociedade para o uso desse transporte”, ressalta o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, que integrou a mesa de abertura do evento, juntamente com a reitora da FURG, Cleuza Dias, o presidente da Associação Riograndina de Ciclismo, Marcos Quintana, o vereador de Porto Alegre e atleta Marcelo Sgarbossa e a ativista Tassia Furtado. 

Em sua fala, Cleuza felicitou todos os movimentos de ciclismo que acontecem na cidade e salientou a importância de se plantar uma semente sobre essa temática, para que esta germine e os participantes possam levar adiante as informações sobre a importância do uso da bicicleta. “A Universidade, além de cuidar do conhecimento, cuida também da qualidade de vida”, destaca. 

Atualmente, a cidade de Rio Grande conta com 18 km de ciclovia e movimenta uma média de 200 ciclistas, que participam dos projetos de mobilidade desenvolvidos pela Prefeitura. De acordo com um dos criadores do movimento de ciclismo Urban, Jair Martins, a cidade tem um relevo plano, o que facilita o transporte com o veículo. “Um dos objetivos do nosso projeto é solidificar a tendência mundial do uso da bicicleta”, ressalta. Além do cuidado com a saúde física, os passeios que são desenvolvidos auxiliam na saúde mental e na vida social, uma vez que propiciam a confraternização e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

O evento expôs também bicicletas antigas. Os modelos apresentados representam raridades das décadas de 1940 e 1950. Uma oficina de improvisação de pequenos reparos também foi desenvolvida com os participantes.

A promoção do evento é responsabilidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e Coordenação do Bem Viver Universitário (CBVU), da Prefeitura Municipal do Rio Grande, da Associação Riograndina de Ciclismo e do grupo pelotense de ciclismo PedalCurticeira. No âmbito acadêmico, a atividade integra a programação da Acolhida Cidadã, que está em andamento na Universidade desde 29 de fevereiro e promove ações de integração aos novos acadêmicos no contexto da Instituição. 

Conscientização social

Na oportunidade, a Prefeitura de Rio Grande, em parceria com a empresa de ônibus Noiva do Mar, lançou uma campanha educativa, a partir da veiculação de busdoor em cinco veículos, que irão transitar por toda a cidade. A campanha divulgará mensagens aos ciclistas e motoristas sobre seus deveres e direitos, para garantir mais segurança no trânsito para ambos. “Buscamos ampliar e defender a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte, para isso precisamos conscientizar a todos, mas principalmente o motorista, tendo em vista que o maior deve cuidar do menor”, ressalta o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Acessibilidade, Edson Lopes.

A bicicleta como meio de transporte na FURG

Para colocar em prática os ideais do uso da bicicleta como meio de transporte, a FURG oferece, a seus estudantes e visitantes, o veículo para locomoção no interior do campus Carreiros. No total, a Universidade disponibiliza mais de 100 bicicletas, as quais podem ser usadas, gratuitamente, pelo período de duas horas.  Para utilizar o serviço, os estudantes devem comparecer à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).  O empréstimo é a partir da biometria. Aos visitantes é solicitada a apresentação de documentação de identidade.

Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas com a Prae, pelo telefone (53) 3037-3028.

 

 

Galeria

Assunto: Arquivo